Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30257
Title in Portuguese: A Justiça do Trabalho do Ceará na imprensa: uma análise do discurso nos jornais O Povo e Diário do Nordeste
Author: Pinheiro, Hugo Cardim
Advisor(s): Lemos, Daniel Dantas
Keywords: Justiça do Trabalho
Análise do discurso
Teorias do jornalismo
Comunicação pública
Issue Date: 2015
Citation: Pinheiro, H. C.; Lemos, D. D. (2015)
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa é resultado de monografia para conclusão do curso de Jornalismo e está apresentada neste artigo de forma adaptada. A análise do discurso dos jornais O Povo e Diário do Nordeste acerca da Justiça do Trabalho do Ceará foi feita com o objetivo de identificar de que maneira é construída a representação da instituição na imprensa e como esta utiliza o discurso organizacional para formar o seu próprio. A metodologia analisa a presença das vozes nos enunciados jornalísticos a partir dos discursos diretos e indiretos, segundo Maingueneau (2013) e Charaudeau (2006). Foram coletadas matérias que citam o órgão entre junho de 2012 a junho de 2014. Para a análise qualitativa neste artigo, foram selecionadas duas matérias. Para auxiliar na interpretação dos enunciados, eles foram correlacionados com teorias do jornalismo, de comunicação pública e com técnicas de assessoria de imprensa.
Description: PINHEIRO, Hugo Cardim; LEMOS, Daniel Dantas. A Justiça do Trabalho do Ceará na imprensa: uma análise do discurso nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30257
ISSN: 2175-4683
Appears in Collections:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_hcpinheiro.pdf127,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.