Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30254
Title in Portuguese: Big Brother Brasil e as relações entre Poder e Mídia: onde termina o entretenimento e começa a violência
Author: Moreira, Thays
Advisor(s): Rios, José Riverson Araújo Cysne
Keywords: Reality shows (Programas de televisão)
Indústria cultural
Panóptico
Big Brother Brasil (Programas de televisão)
Sociedade do espetáculo
Issue Date: 2015
Citation: Moreira, T.; Rios, R. (2015)
Abstract in Portuguese: O presente artigo realiza reflexões acerca da produção midiática atual, com ênfase nos reality shows. É feita a comparação do formato do Big Brother Brasil com o livro 1984, e adentra-se nessa questão, utilizando dos conceitos de indústria cultural e sociedade do espetáculo para tal. Não só isso, procura-se investigar os conceitos de vigilância e voyeurismo dentro desses programas e como isso afeta o espectador. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo a partir da observação da quinta edição do programa, o estudo revela a perda da subjetivação do indivíduo e o crescente simulacro controlador da mídia televisiva.
Description: MOREIRA, Thays; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. Big Brother Brasil e as relações entre Poder e Mídia: onde termina o entretenimento e começa a violência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30254
metadata.dc.type: Artigo
ISSN: 2175-4683
Appears in Collections:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_tmoreira.pdf683,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.