Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30247
Title in Portuguese: O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) como ferramenta de Autopromoção do Estado Novo
Author: Cidade, Giulianne Moraes
Advisor(s): Belmino, Sílvia Helena
Keywords: Propaganda estatal
Estado novo
Getúlio Vargas
Departamento de Imprensa e Propaganda
Issue Date: 2015
Citation: Cidade, G. M.; Belmino, S. H. (2015)
Abstract in Portuguese: A censura exercida durante o primeiro governo de Getúlio Vargas é tema recorrente ao falar do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) – órgão do Estado Novo responsável por gerenciar a comunicação do período. O artigo em questão busca trazer um foco pouco contemplado de análise do DIP: o da autopromoção do Estado Novo realizada por meio dele. O objetivo da pesquisa é identificar os instrumentos de comunicação para a realização da autopromoção do governo de Getúlio, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica baseada nos estudos de CAPELATO (2009), LEVINE (2001), e MELO (1981), o que auxiliará no processo de embasamento teórico do meu trabalho de conclusão de curso. É constatado que, apesar de um governo tipicamente autoritário, Getúlio conquistou o apoio e a confiança do povo graças à soma da propaganda política estatal a uma série de políticas públicas destinadas à experiência imediata das massas.
Description: CIDADE, Giulianne Moraes; BELMINO, Sílvia Helena. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) como ferramenta de Autopromoção do Estado Novo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30247
ISSN: 2175-4683
Appears in Collections:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_gmcidade.pdf111,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.