Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro Filho, José Aires de-
dc.contributor.authorBarreto, Antonio Luiz de Oliveira-
dc.date.accessioned2012-07-05T14:28:44Z-
dc.date.available2012-07-05T14:28:44Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationBARRETO, A. L. O. ; CASTRO FILHO, J. A. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3013-
dc.descriptionBARRETO, Antonio Luiz de Oliveira. A análise da compreensão do conceito de funções mediado por ambientes computacionais. 2009. 363 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.description.abstractSome algebraic concepts are extremely important. Among them, it is the Function concept, for allowing connections among diverse mathematical concepts and also among different mathematical thoughts. Moreover, Function plays an important role on Mathematics in High School and on other core courses at undergraduate level. Nevertheless, some researches on Mathematics show that the study of this concept is complex and difficult for students. These facts make it relevant to look into this concept with the students. This study proposes an analysis of the understanding of the Function concept by means of computational environments. The study has been done on quantitative and qualitative methodologies and it took place at a State School of Fortaleza with 13 students from the first year of High School. The theory was based on Vygotsky (1998, 2001), who deals with the ideas of mediation and interaction; Ausubel (AUSUBEL, NOVAK e HANESIAN, 1980), Vergnaud (1993), Skemp (1989) e Vinner (1992), who all discuss the process of concept formation; Gimenez and Lins (1997), who approaches the production and negotiation of meanings. The results show that the use of computational environments mediated by the teacher was a powerful tool to increase the learning of students and to detect the main obstacles to concept construction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectAmbientes Computacionaispt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectComputational Environmentpt_BR
dc.subjectFunções (Matemática) - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectFunções (Matemática) - Estudo e ensino - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEnsino médio - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividades - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.titleA análise da compreensão do conceito de funções mediado por ambientes computacionaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrAlguns conceitos algébricos são extremamente importantes, dentre eles o de Função, por permitir conexões entre diversos conceitos matemáticos e entre diferentes formas do pensamento matemático. Além disso, a Função exerce um papel preponderante na Matemática do Ensino Médio e em muitas disciplinas de formação básica nos cursos de Graduação. No entanto, diversas pesquisas na área de Educação Matemática apontam que o estudo deste conceito é muito complexo e causa dificuldades aos alunos. Está aí um dos motivos importantes em se estudar mais sobre esse conceito junto aos estudantes. Este estudo propõe uma análise da compreensão do conceito de Função mediada por ambientes computacionais. A metodologia de pesquisa teve enfoque quantitativo e qualitativo e o estudo foi realizado em uma escola pública da rede estadual de Fortaleza com uma turma de 13 alunos do 1º Ano do Ensino Médio. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Vygotsky (1998, 2001), o qual trata das idéias de mediação e interação; Ausubel (AUSUBEL, NOVAK e HANESIAN, 1980), Vergnaud (1993), Skemp (1989) e Vinner (1992), os quais discutem o processo de formação de conceitos; Gimenez e Lins (1997), que abordam a produção e negociação de significados. Os resultados obtidos indicam que a utilização de ambientes computacionais mediada pela intervenção do professor foi uma ferramenta poderosa capaz de ampliar a aprendizagem do aluno e de detectar os principais obstáculos à construção do conceito.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_Tese_ALOBarreto.pdf16,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.