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Title in Portuguese: Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiro
Author: Rocha, Pedro Henrique Miranda
Advisor(s): Moraes, Laudemiro Rabelo de Souza e
Keywords: Comércio internacional
Competitividade empresarial - China
Concorrência internacional
Issue Date: 2013
Citation: ROCHA, Pedro Henrique Miranda. Estratégias competitivas da economia chinesa e sua influência no mercado brasileiro. 2013. 55 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: Na atual conjuntura global, destaca-se a figuras de países antes tidos como emergentes, que na utilização de estratégias competitivas diferenciadas aliadas a políticas internas e externas favoráveis estão conseguindo a liderança mundial do comércio. Entre esses países está a China, um gigante esquecido nos últimos séculos, que vem aflorando seu potencial no comércio mundial utilizando-se de estratégias, cópia de tecnologia de outros países e venda de produtos por preços abaixo do mercado; disseminando assim, seus produtos que foram concebidos a baixo custo (baixa carga tributária e mão de obra muito barata) pelos outros países do globo. Do outro lado está o Brasil que vive uma dualidade nas relações comerciais com a China, alguns setores tiveram um crescimento exponencial nas ultimas décadas através do crescimento dessa parceria, como por exemplo, os exportadores de commodities; outro fator que favoreceu a economia brasileira é a diversificação das exportações, antes dominada pela parceria entre Brasil e Estados Unidos, porém o setor industrial de transformação brasileira sofre com a concorrência desleal dos produtos chineses, perdendo assim a hegemonia nos países da América Latina e em outros países.
Abstract: In the current global environment, highlight the figures emerging countries previously considered that the use of differentiated competitive strategies coupled with internal policies and external conditions are achieving global leadership on trade. Among those countries is China, a forgotten giant in recent centuries, who see its potential surfacing in world trade using strategies copying technology from other countries and selling products below market price; spreading so that their products were designed a low cost (low taxes and cheap labor too) by other countries of the globe. Across Brazil is living a duality in trade relations with China, some sectors have grown exponentially in recent decades through the growth of this partnership, such as commodity exporters, another factor that favored the Brazilian economy is the diversification of exports, dominated by the prior partnership between Brazil and the United States. However, the Brazilian manufacturing industry suffers from unfair competition from Chinese products, thus losing hegemony in Latin America and other countries.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30124
metadata.dc.type: TCC
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