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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O uso do Facebook na aprendizagem em saúde: percepções de adolescentes escolares
Título(s) alternativo(s): El uso de Facebook en el aprendizaje en salud: percepciones de adolescentes en edad escolar
Título em inglês: The use of Facebook in health education: perceptions of adolescent students
Autor(es): Aragão, Joyce Mazza Nunes
Gubert, Fabiane do Amaral
Torres, Raimundo Augusto Martins
Silva, Andréa Soares Rocha da
Vieira, Neiva Francenely Cunha
Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família;Educação em Saúde;Saúde do Adolescente;Saúde Sexual
Data do documento: Mar-2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Enfermagem
Citação: ARAGÃO, J. M. N. et al. O uso do Facebook na aprendizagem em saúde: percepções de adolescentes escolares. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 71, n. 2, p. 286-92, mar./apr. 2018.
Resumo: Objetivo: compreender as percepções de adolescentes escolares acerca do uso da mídia social Facebook na aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva, na Estratégia Saúde da Família. Método: estudo qualitativo, descritivo, desenvolvido com 96 adolescentes de uma escola pública e outra particular de Fortaleza-CE que concluíram uma intervenção educativa mediada pelo Facebook. As informações foram coletadas no próprio ambiente on-line, bem como em um questionário aplicado presencialmente. Para coleta e análise dessas informações, utilizou-se a netnografi a. Resultados: o Facebook contribuiu para o aprendizado em saúde sexual e reprodutiva, de maneira interativa, lúdica e prática, amenizando a vergonha de alguns adolescentes para dialogar sobre a temática, e aproximou os adolescentes do serviço de saúde, mediante o fortalecimento do vínculo com os profi ssionais de saúde. Considerações fi nais: os profi ssionais de saúde devem reconhecer que esses espaços virtuais na Internet podem ser territórios de produção do cuidado em saúde, especialmente com adolescentes.
Abstract: Objective: understand the perceptions of adolescent students regarding the use of Facebook social media in sexual and reproductive health learning in the Family Health Strategy. Method: a qualitative, descriptive study developed with 96 adolescents from a public school and a private school in Fortaleza-CE who concluded an educational intervention using Facebook. The information was collected in the online environment itself, as well as in a questionnaire applied in person. For the collection and analysis of this information, netnography was used. Results: Facebook contributed to the sexual and reproductive health education in an interactive, playful and practical way, reducing the embarrassment of some adolescents to converse on the subject, and brought adolescents closer to the health service, by strengthening their bond with Health professionals. Final considerations: health professionals should recognize that such virtual spaces on the Internet offer potential for the production of health care, especially among adolescents.
Resumen: Objetivo: comprender las percepciones de adolescentes en edad escolar acerca del uso del medio de comunicación social Facebook en el aprendizaje en salud sexual y reproductiva, en la Estrategia Salud de la Familia. Método: estudio cualitativo, descriptivo, desarrollado con 96 adolescentes de una escuela pública y otra particular de Fortaleza-CE que concluyeron una intervención educativa mediada por Facebook. Las informaciones fueron colectadas en el propio ambiente on-line, bien como en un cuestionario aplicado presencialmente. Para colecta y análisis de esas informaciones, se utilizó la netnografi a. Resultados: Facebook contribuyó para el aprendizaje en salud sexual y reproductiva, de manera interactiva, lúdica y práctica, aliviando la vergüenza de algunos adolescentes para dialogar sobre la temática, y aproximó los adolescentes del servicio de salud, mediante el fortalecimiento del vínculo con los profesionales de salud. Consideraciones fi nales: los profesionales de salud deben reconocer que esos espacios virtuales en Internet pueden ser territorios de producción del cuidado en salud, especialmente con adolescentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30113
ISSN: 0034-7167 (Print)
1984-0446 (On line)
Aparece nas coleções:MPSF - Artigos publicados em revistas científicas

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