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Title in Portuguese: Estratégia de comunicação de marketing na rede social Facebook: estudo de caso Ypioca Bebidas
Author: Oliveira, Lilian Mara Pinheiro de
Advisor(s): Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Keywords: Marketing na Internet
Redes sociais on-line
Comunicação em marketing
Issue Date: 2013
Citation: OLIVEIRA, Lilian Mara Pinheiro de. Estratégia de comunicação de marketing na rede social Facebook : estudo de caso Ypioca Bebidas. 2013. 56 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: Em uma época de grande competitividade, as empresas precisam superar desafios e se adequar às novas formas de publicidade e propaganda e consequentemente a forma de interação com seus clientes. Com o crescimento acelerado do uso de computadores em todo país as empresas encontram neste novo cenário a oportunidade de se aproximarem de seus clientes e divulgarem suas marcas nas mídias sociais e especialmente nas redes sociais. As formas de marketing evoluíram, possibilitando um fluxo de informações mais rápido e eficiente passadas ao cliente, assim como a forma de posicionamento no mercado contemporâneo. A internet tem sido uma grande aliada do marketing, trazendo ao mundo dos negócios vários benefícios tais como baixos custos de investimento para divulgação de produtos e serviços, acesso instantâneo às informações, mídia com acesso mundial sem limitações geográficas. Este trabalho terá como objetivo geral a seguinte temática: Analisar a estratégia de comunicação de marketing utilizando a rede social (Facebook) como mídia digital.Tratando-se mais especificadamente da estratégia de comunicação de marketing na rede social Facebook as empresas possuem diversas formas de interação e divulgação dos seus produtos e serviços nesse ambiente online, que vão desde o contato direto com o cliente, a facilidade de expor seus produtos, fazer promoções, enquetes, coberturas de eventos entre outras ações. Para tanto, o procedimento metodológico utilizado foi uma pesquisa de campo do tipo exploratória com uma empresa do ramo de bebidas nacionalmente conhecida: a Ypioca. O resultado da pesquisa foi satisfatório e reforça a necessidade da utilização deste tipo de publicidade.
Abstract: In an era of highly competitive, companies need to overcome challenges and to adapt to new forms of advertising and consequently the level of interaction with their customers. With the rapid growth of the use of computers across the country businesses are in this new scenario the opportunity to draw closer to their customers and publicize their brands in social media and especially social networks. Forms of marketing have evolved, allowing a flow of information faster and more efficiently passed to the customer, as well as how to position in the contemporary market. The internet has been a great ally of marketing, bringing the world of business several benefits such as low investment costs for promotion of products and services, instant access to information, access media world without geographical limitations. As regards more specifically the strategy of marketing in the social network Facebook companies have various forms of interaction and dissemination of its products and services in this online environment, ranging from direct contact with the customer, the ease expose their products , do promotions, polls, events coverage and other actions. Thus, the approach used was a field survey of the exploratory type with a branch company of nationally known drinks: a Ypióca. The research result was satisfying and reinforces the need to use this type of advertising.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29961
metadata.dc.type: TCC
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