Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29948
Tipo: Dissertação
Título: A contribuição da educação e da infra-estrutura para o crescimento da produtividade e do produto nos estados brasileiros: 1986-1998
Autor(es): Tavares, Jean Max
Orientador: Barreto, Flávio Ataliba Flexa Daltro
Palavras-chave: Crescimento econômico
Data do documento: 2001
Citação: TAVARES, Jean Max. A contribuição da educação e da infra-estrutura para o crescimento da produtividade e do produto nos estados brasileiros: 1986-1998. 2001. 72f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza (Ce), 2001.
Resumo: Esta dissertação procura investigar as razões para a existência de taxas de crescimento diferenciadas entre os estados brasileiros no período 1986-98, através da análise dos determinantes do crescimento do produto e dos fatores que influenciam a Produtividade Total dos Fatores (PTF). Através da contabilidade do crescimento e de um modelo econométrico, verifica-se que os estados mais desenvolvidos e com maior nível de escolaridade possuem os mais elevados níveis de produtividade. Mostra-se também que os estados menos desenvolvidos, como os da região Nordeste, são amplamente dependentes do capital para elevar a taxa de crescimento do produto, embora seja possível investir em educação nesta região dada sua alta contribuição para a produtividade. Observa-se que as variáveis de infra-estrutura - saneamento, transporte e energia elétrica - contribuem positivamente para o crescimento da produtividade total dos fatores em todos os estados. Através de simulações, percebe-se que os estados que tivessem um aumento significativo no nível de escolaridade sofreriam um aumento na taxa de crescimento do produto. Enfim, conclui-se que as diferenças nas taxas de crescimento do produto entre os estados decorre da diferença existente entre os níveis de educação de sua população, sugerindo que, embora problemas regionais existam, o enfoque inicial deve ser dado ao indivíduo, capacitando-o para absorver novas tecnologias e conhecimentos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29948
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_dis_jmtavares.pdf38,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.