Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29948
Tipo: | Dissertação |
Título: | A contribuição da educação e da infra-estrutura para o crescimento da produtividade e do produto nos estados brasileiros: 1986-1998 |
Autor(es): | Tavares, Jean Max |
Orientador: | Barreto, Flávio Ataliba Flexa Daltro |
Palavras-chave: | Crescimento econômico |
Data do documento: | 2001 |
Citação: | TAVARES, Jean Max. A contribuição da educação e da infra-estrutura para o crescimento da produtividade e do produto nos estados brasileiros: 1986-1998. 2001. 72f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza (Ce), 2001. |
Resumo: | Esta dissertação procura investigar as razões para a existência de taxas de crescimento diferenciadas entre os estados brasileiros no período 1986-98, através da análise dos determinantes do crescimento do produto e dos fatores que influenciam a Produtividade Total dos Fatores (PTF). Através da contabilidade do crescimento e de um modelo econométrico, verifica-se que os estados mais desenvolvidos e com maior nível de escolaridade possuem os mais elevados níveis de produtividade. Mostra-se também que os estados menos desenvolvidos, como os da região Nordeste, são amplamente dependentes do capital para elevar a taxa de crescimento do produto, embora seja possível investir em educação nesta região dada sua alta contribuição para a produtividade. Observa-se que as variáveis de infra-estrutura - saneamento, transporte e energia elétrica - contribuem positivamente para o crescimento da produtividade total dos fatores em todos os estados. Através de simulações, percebe-se que os estados que tivessem um aumento significativo no nível de escolaridade sofreriam um aumento na taxa de crescimento do produto. Enfim, conclui-se que as diferenças nas taxas de crescimento do produto entre os estados decorre da diferença existente entre os níveis de educação de sua população, sugerindo que, embora problemas regionais existam, o enfoque inicial deve ser dado ao indivíduo, capacitando-o para absorver novas tecnologias e conhecimentos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29948 |
Aparece nas coleções: | CAEN - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_dis_jmtavares.pdf | 38,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.