Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29927
Tipo: | Dissertação |
Título: | Política educacional e seus efeitos na trajetória de crescimento da economia brasileira - um enfoque em equilíbrio geral |
Autor(es): | Alencar, Frederico Augusto Gomes de |
Orientador: | Barreto, Flávio Ataliba Flexa Daltro |
Palavras-chave: | Desenvolvimento econômico;Política educacional |
Data do documento: | 2001 |
Citação: | ALENCAR, Frederico Augusto Gomes de. Política educacional e seus efeitos na trajetória de crescimento da economia brasileira - um enfoque em equilíbrio geral. 2001. 73f. - Dissertação - (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza (Ce), 2001. |
Resumo: | Pretende-se com este artigo analisar os impactos nas taxas de crescimento da economia nacional, decorrentes das políticas educacionais adotadas para o país na última década, comparando-os com aqueles provenientes de três cenários resultantes de diferentes atuações dessas políticas. Os cenários foram construídos considerando-se a atuação das respectivas políticas pelos próximos cinco anos, com redução anual de 10% nos índices de ineficiência, definidos neste trabalho. No primeiro cenário, agiu-se sobre e o índice relativo à classe das pessoas com menos de um ano de instrução; no segundo, a atuação procedeu-se sobre o índice referente à classe das pessoas com quatro anos de instrução; no terceiro cenário, a atuação se deu sobre o índice relativo à classe das pessoas entre nove e onze anos de instrução. Dentre os cenários estabelecidos, apenas o primeiro respondeu de forma mais eficiente, quando comparado com a realidade atual, evidenciando a superioridade da política educacional voltada para o combate ao analfabetismo, dentre aquelas analisadas. Para a construção do modelo, propõe-se uma variação do modelo econômico de crescimento endógeno com capital humano desenvolvido por Lucas (1988), com alteração na forma funcional do acúmulo de capital humano visando uma representação mais verossímil da realidade, mormente de países em desenvolvimento. |
Abstract: | It is intended with this paper to analyze the impacts in the grewth rates of the Brazilian economy, due to the educational policies adopted in the country in the last decade and to compare them with those coming frorn three different sceneries resulting frorn different performances of those policies. The sceneries were built considering the performance of the respective policies for the next five years, with a yearly reduction of 10% in the inefficiency indexes, defined in this work. in the first scenery, the performance was on the index related to the class of people with less than a year of instruction; in the second, on the index regarding the class of people with four years of instruction and in the third scenery, on the index related to the class of people between nine and eleven years of instruction. Among the established sceneries, only the first one responded in a more efficient way, when compared with the current reality, highlighting the superiority of the educational policies acting on the combat to the illiteracy, when compared with the other policies analyzed. To build the model, it was developed a variant of the endogenous growth economic model with human capital preposed by Lucas (1988), with changes in the functional form of the human capital accumulation seeking a more actual representation of the reality, particularly in developing countries. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29927 |
Aparece nas coleções: | CAEN - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_dis_fagalencar.pdf | 36,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.