Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.contributor.authorRocha, Bianca Patricia Lopes-
dc.date.accessioned2018-02-26T13:43:30Z-
dc.date.available2018-02-26T13:43:30Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationROCHA, Bianca Patrícia Lopes. Avaliação de programas de gestão por competência: um estudo em organizações da região metropolitana de Fortaleza. 2010. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29913-
dc.description.abstractThe Management for Abilities is characterized as one of the most modern tools in management of people and has been adopted for big companies in Brazil. As much the management for abilities and the evaluation in the scope of sciences of the administration are so complex subjects studied here, from the conception of diverse theoretical boardings and models, passing for the epistemological, theoretical, morphological and technical field, of the methodology proposal for De Bruyne, Herman and Shoutheete (1977). The critical thought of Gaston Bachelard and his epistemological proposal bases all this dissertation. From a contemporary epistemologic, with the structure of the metodological axles, presents in the epistemological region the definition of epistemologics, the general aspects of the epistemologics of Bachelard, the epistemologics base of the management for abilities, the origin and evolution of the concept of abilities, the epistemologics of the evaluation and genes and the description of the evaluation of programs. In the theoretical region, the present study comes from a conceptual revision of the main theoretical boardings of the management for abilities and some concepts of evaluation of programs. In the morphological region describes some models of management for abilities, as well as some models of evaluation of programs in administration. In the polar region technician, the methodology adopted in this work tryed to solve the questionings and the confirmation or refutation of the elaborated objectives and, on the basis of the epistemologic of Bachelard, a form to characterize itself as a type of quantitative research (to the subject), exploratory and descriptive (to the objectives), bibliographical and of field (to the procedures). Of this form, being a study of field, a quantitative search, it has as method of collection of data an amostral survey through the application of a questionnaire to the managers of people and other directly involved areas in the development and/or implantation of the programs of management for abilities in metropolitan regions of Fortaleza-CE. With the results of the research, concludes that in the perception of the managers, the boardings and the mosta occured models in the programs of management for abilities are: the American Boarding, followed by the Boarding VBR, and the Model of Ienaga followed of the Model of Dutrapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectAvaliação de programaspt_BR
dc.titleAvaliação de programas de gestão por competência: um estudo em organizações da região metropolitana de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Gestão por Competências caracteriza-se como uma das ferramentas mais modernas em gestão de pessoas e tem sido adotada por grandes empresas no Brasil. Tanto a gestão por competências quanto à avaliação no âmbito das ciências da administração são temas bastante complexos aqui estudados, a partir da concepção de diversas abordagens teóricas e modelos, passando pelo campo epistemológico, teórico, morfológico e técnico, da metodologia proposta por De Bruyne, Herman e Shoutheete (1977). O pensamento crítico de Gaston Bachelard e sua proposta epistemológica fundamentam toda a dissertação. A partir de uma epistemologia contemporânea, com a estrutura dos eixos metodológicos, apresenta-se no pólo epistemológico a definição de epistemologia, os aspectos gerais da epistemologia de Bachelard, a base epistemológica da gestão por competências, a origem e evolução do conceito de competências, a epistemologia da avaliação e a gênese e o histórico da avaliação de programas. No pólo teórico, o presente estudo parte de uma revisão conceitual das principais abordagens teóricas da gestão por competências e de alguns conceitos de avaliação de programas. No pólo morfológico, descrevem-se alguns modelos de gestão por competências, como também alguns modelos de avaliação de programas em administração. No pólo técnico, a metodologia adotada neste trabalho buscou solucionar os questionamentos e a confirmação ou refutação dos pressupostos e objetivos elaborados, com base na epistemologia de Bachelard, e de forma a caracterizar-se como um tipo de pesquisa quantitativa (quanto à abordagem), exploratória e descritiva (quanto aos objetivos), bibliográfica e de campo (quanto aos procedimentos). Dessa forma, sendo um estudo de campo, de natureza quantitativa, tem como método de coleta de dados um levantamento amostral (survey) através da aplicação de questionário aos gestores de pessoas e de outras áreas diretamente envolvidas no desenvolvimento e/ou implantação dos programas de gestão por competências em regiões metropolitanas de Fortaleza-CE. Com os resultados da pesquisa, conclui-se que na percepção dos gestores, as abordagens e os modelos mais presentes nos programas de gestão por competências são: a Abordagem Americana, seguida da Abordagem VBR, e o Modelo de Ienaga seguido do Modelo de Dutrapt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_bplrocha.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.