Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29912
Tipo: Dissertação
Título: A atitude do consumidor em relação às características ecológicas nas embalagens
Autor(es): Matos, Beatriz Gondim
Orientador: Claudia Buhamra Abreu Romero
Palavras-chave: Atitude;Embalagens;Características ecológicas
Data do documento: 2010
Citação: MATOS, Beatriz Gondim. A atitude do consumidor em relação às características ecológicas nas embalagens. 2010. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2010.
Resumo: O Brasil se destaca na produção de embalagens assim como no descarte. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (2009), 25 mil toneladas de embalagens vão parar, todos os dias, nos depósitos de lixo. Este fato tornou-se questão de reflexão por parte da sociedade. Compreender a atitude dos consumidores em relação às características ecológicas nas embalagens torna-se importante diante deste fenômeno. Desta forma, o este estudo teve como objetivo descrever os componentes da atitude do consumidor em relação às características ecológicas nas embalagens. Com a finalidade de atingir o objetivo deste estudo, foram feitas revisões na literatura sobre embalagens e a atitude do consumidor frente às características ecológicas. A pesquisa de campo foi de caráter exploratório com abordagem quantitativa. A amostra foi composta de 325 pessoas, de ambos os sexos e de diversos bairros de Fortaleza. Os resultados obtidos demonstram que os respondentes conhecem pouco os símbolos de rotulagem e atribuem pouca influência destes na compra. No tocante aos aspectos afetivos, percebe-se que os consumidores atribuem muita importância aos mesmos símbolos e avaliam de forma positiva várias atitudes relacionadas aos uso/compra das embalagens que apresentam características ecológicas. Por fim, concluí-se que os consumidores entrevistados ainda não revertem em compra as avaliações positivas que fazem das embalagens que apresentam características ecológicas.
Abstract: Brazil stands out in the production of packaging as in their disposal. According to the Ministry of Environment (2009) 25 thousand tons of packaging will end in rubbish dumps everyday. This fact became considering point from part of the society. Understand consumer’s attitude related to ecological characteristics in packaging becomes important according to this phenomenon. Thus, the present study aimed to describe the components of consumer’s attitude in relation to ecological characteristics in packaging. In order to achieve the objective of this study; revisions were made in the literature about packaging and consumer’s attitude facing the ecological characteristics in packaging.The field research was exploratory with a quantitative approach. The sample was composed of 325 people of both sexes and from various neighborhoods of Fortaleza. The obtained results show that interviewees know little about the labeling symbols and give them little influence on their purchase. Regarding the affective aspects, it is observed that the consumers attach great importance to the same symbols and positively evaluated different attitudes related to the use / purchase of packages that present ecological characteristics. Finally, it is concluded that the consumers interviewed still don’t transform into purchase the positive evaluations that they make about the packages that have ecological characteristics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29912
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_bgmatos.pdf808,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.