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Tipo: Dissertação
Título: Fatores determinantes na decisão de compra em posto de combustíveis: um estudo em Sobral-CE
Autor(es): Lima, Conceição Mirlete Vasconcelos
Orientador: Barros Neto, José de Paula
Palavras-chave: Marketing;Comportamento do consumidor;Processo de decisão de compra
Data do documento: 2007
Citação: LIMA, Conceição Mirlete Vasconcelos. Fatores determinantes na decisão de compra em posto de combustíveis: um estudo em Sobral-CE. 2007. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2007.
Resumo: O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de analisar as variáveis de comportamento do consumidor que determinam a decisão de compra nos postos de combustíveis na cidade de Sobral, por área de localização. Caracteriza-se, portanto, como um estudo do tipo exploratória, descritiva e comparativa, apoiando-se em pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica abordou temas relativos ao marketing estratégico no varejo, com foco nas definições e evoluções do varejo, o comportamento do consumidor como seus processos de decisão, as variáveis que influenciam o comportamento do consumidor e os estágios do processo de decisão de compra. A pesquisa de campo aconteceu com 402 consumidores, para conhecer as principais variáveis que determinam a decisão de compra nos postos de combustíveis. A técnica de coleta de dados, foi a entrevista estruturada. Como instrumento de análise dos dados coletados utilizou-se o programa SPSS versão 10.0 e EXCEL. Os métodos de apresentação e a análise dos dados desenvolveram-se em seis blocos, sendo o primeiro apresentando o perfil do consumidor, o segundo, apresenta o posto da periferia, o terceiro apresenta o posto do centro, o quarto apresenta o posto da BR 222, o quinto faz-se uma análise comparativa das principais variáveis de decisão de compra entre as três localidades, e o sexto faz-se uma análise comparativa individual de cada posto das três localidades. Os resultados obtidos permitiram concluir que nos postos de combustíveis a principal variável que influencia na decisão de compra entre as três localidades é a qualidade do combustível. Também foi possível perceber que no postos da BR, as variáveis preço, atendimento 24 horas, lubrificação, rapidez no processo de compra, qualidade do combustível e variedade de produtos, são as variáveis que demonstraram existir diferencial de compras entre as localidades; nos postos do centro apenas as variáveis lavagem e troca de óleo demonstram de suma importância para a decisão de compra destes consumidores; e finalmente, os postos localizados na periferia, as variáveis prazo, condições de pagamento, aparência dos funcionários e credibilidade são os diferenciais de compra desta localidade. No entanto, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis localização e qualidade do atendimento.
Abstract: The present work was developed with the objective of analyzing the factors that influence the consumers’ behavior in their decision when buying fuel in gas stations located around and in the city of Sobral, Ceará. This work is characterized, therefore, like an exploratory, descriptive and comparative study, and relies on a field and bibliographical research. The bibliographical research approached themes related to strategic marketing at retail focusing on: the definitions and the evolutions of retail, the consumer’s behavior in their processes of decision, and the factors that influence the consumers’ behavior in their steps of purchase decisions. The field research involved four hundred and two consumers. The strategy used to get the data collection was an structured interview. Like an analysis instrument of the collected data, it was used the SPSS program, version 10.0 and EXCEL. The methods of presentation and the analysis of data were done in six blocks: In the first block the periphery gas stations are presented; in the second block, the downtown gas stations are presented; in the third block, the highway gas stations are presented; and in the last one, a comparative analysis is done involving all blocks. The obtained results led us to conclude that the main factor which influence the consumers in their purchase decision for one of the three gas stations is the quality of the fuel. It was also possible to observe that in the highway gas stations the different kinds of price, the 24 hour service, lubrication, the quickness in the purchase process, the quality and the variety of products represent very important factors in the consumers’ purchase decision. In the downtown gas stations only the factors ‘washing and oil change’ represent importance in the consumers’ choice in their purchase process, while in the periphery gas stations the factors that most influence the consumers in their purchase decisions are the good conditions of payment, like sales on instalment, the appearance of the employees, and credibility. However, relevant statistic differences were not observed between these two factors: localization and service quality.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29905
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