Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29885
Tipo: TCC
Título: Implementação da gestão de estoques para reposição automática de tintas de um grupo varejista: um estudo de caso
Título em inglês: Implementation of stock management for automatic paint replacement of a retail group: a case study
Autor(es): Silva, Matheus Antunes Bruno da Silva
Orientador: Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Palavras-chave: Abastecimento;Estoque;Automatização;Varejo
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, M. A. B. (2017)
Resumo: Diante de um cenário bastante competitivo, as empresas estão buscando cada vez mais aprimorar seus processos internos e ganhar maturação na gestão como um todo. Falhas organizacionais, dispêndio de recursos sem retorno e baixa eficiência estão prejudicando as empresas em manter sua sobrevivência em um mercado com alta concorrência. O atual cenário no Brasil não está fácil e os consumidores estão cada vez mais exigentes com os serviços e produtos ofertados, forçando as empresas a cada vez mais elevarem o valor entregue ao cliente. Empresas que possuem esse contato direto com o consumidor final, como as varejistas, precisam além de atender a necessidade de demanda do cliente, fazer isso da forma mais enxuta possível, pois cada vez mais a competitividade por preços é essencial para a perda ou ganho de clientes. Então, neste contexto, o presente estudo consiste na implementação de uma metodologia de abastecimento dos estoques do segmento de tintas de um grupo varejista, implantando uma metodologia de abastecimento que visa a diminuição do lead time de reposição do estoque, bem como o aumento da disponibilidade dos produtos mais relevantes para o cliente, mas em paralelo a isso, reduzindo o estoque daqueles menos relevantes, segmentando todo o estoque voltado às necessidades do consumidor e à estratégia da empresa. O presente estudo trata-se de uma pesquisa aplicada descritiva e de abordagem quantitativa. Os resultados de redução de aproximadamente R$ 235.000,00 de estoque, aumento de giro em um dos fornecedores em quase 100%, evidenciaram que os objetivos foram alcançados e trata-se de um projeto com grande potencial de crescimento dentro da empresa e para as demais empresas de outros setores.
Abstract: Faced with a very competitive scenario, the companies are increasingly improving their internal processes and reaching maturity in their management as a whole. Organizational failures, non-return and low-end resources are hampering companies to survive in a highly competitive market. The current scenario in Brazil is not easy and customers are increasingly demanding at the services and products that are offered, forcing companies to increasingly raise the value perceived by the customer. Enterprises that have this direct contact with the final consumer, like retailers, need to comply with customer needs, do it in an efficient way, as a competitive price is essential to loss or gain customers. Thus, in the context, the present study consists in the implementation of a methodology for supplying the stocks of paint’s segment in a retail group, implementing a methodology of supply that aims the reduce of stock's lead time, as well as increasing the availability more relevant products to the customer, but in parallel to this, reducing the inventory of less relevant items, segmenting the entire inventory looking forward the costumers needs and company strategy. The present study is an applied descriptive and quantitative approach. That results a reduction of approximately R$ 235,000.00 of stock, increase of turnover in one of the brands in almost 100%, that shows that the objectives were acquired and it is a project with great growth potential within the company and for the companies in other sectors.
Descrição: SILVA, Matheus Antunes Bruno da. Implementação da gestão de estoques para reposição automática de tintas de um grupo varejista: um estudo de caso. 2017. 94 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29885
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_mabsilva.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.