Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29774
Tipo: | TCC |
Título: | Modelagem da rede multimodal integrada do transporte público de Fortaleza |
Título em inglês: | Modeling Foraleza`s integrated multimodal transit network |
Autor(es): | Ramos, Lucas Alves |
Orientador: | Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro |
Palavras-chave: | Redes multimodais integradas;Modelagem;Transporte Público;Tranus;TransCAD |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | RAMOS, Lucas Alves. Modelagem da rede multimodal integrada do transporte público de Fortaleza. 2017. 66f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) − Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | O planejamento das redes de transporte público é fundamental para garantir a acessibilidade universal e a modelagem surge como principal ferramenta de auxílio. Dentro da problemática dos baixos níveis de acessibilidade e mobilidade da população de baixa renda de Fortaleza, esse trabalho objetivou realizar a modelagem da rede multimodal integrada do transporte público da cidade. Para realizar a modelagem, foram analisados os dados de operação da rede integrada com objetivo de compreender melhor a realidade modelada. Em seguida, foram analisados dois modelos de rede de transportes, TransCAD e Tranus, que apresentam abordagens distintas, sendo pontuadas as vantagens e limitações de cada modelo. Por fim, para se avaliar os métodos de alocação de viagens, aplicou-se um projeto de experimento que simulou a operação da rede em três níveis diferentes de congestionamento e os custos, bem como a formulação deles, foram comparados. Obteve-se a rede modelada para os dois softwares e as análises permitiram avaliar o modelo Tranus mais adequado para modelagem da rede bem como para a alocação de viagens. |
Abstract: | The planning of transit networks is fundamental to guarantee the universal access and its modeling plays an important role in this process. Within the context of the problematic of the low levels of accessibility and mobility of the population of low income of Fortaleza, the main objective of this work is to model Fortaleza's integrated multimodal transit network. In order to achieve this objective, operational data of the integrated network was analyzed in order to better understand the modeled reality. Then, two transportation network models, TransCAD and Tranus, were analyzed, presenting different approaches, with advantages and limitations of each model being punctuated. Finally, to assess the transit assignment methods, an experiment project was formulated, in which three different levels of congestion and the costs in the network were simulated, and its results, compared. The network was modeled using both techniques and the analysis pointed Tranus' model as more suitable for modeling the network as well as for the assignment of transit trips. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29774 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_laramos.pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.