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Tipo: TCC
Título: Estratégias de marketing de relacionamento no mercado B2B: estudo de caso de uma empresa de TI
Autor(es): Prata Júnior, Carlos Augusto
Orientador: Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Palavras-chave: Clientes - Lealdade;Marketing de relacionamento
Data do documento: 2013
Citação: PRATA JÚNIOR, Carlos Augusto. Estratégias de marketing de relacionamento no mercado B2B: estudo de caso de uma empresa de TI. 2013. 62 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar a contribuição das estratégias de marketing de relacionamento para a retenção de clientes, verificando sua aplicação e efetividade em uma empresa de pequeno porte na área de tecnologia, atuante do mercado business to business (B2B). Através de revisão bibliográfica em livros, periódicos e teses, são inicialmente abordados o conceito e os objetivos do marketing de relacionamento, para depois, perceber como ocorre a atração, retenção e fidelização de clientes e delinear como as estratégias dessa teoria podem ser aplicadas. Além disso, o mercado business to business é discutido para que seja possível compreender suas diferenças em relação ao mercado consumidor. Em seguida, a partir da metodologia estudo de caso, a empresa Localmídia foi analisada observando-se a teoria estudada. O levantamento de informações foi realizado através de entrevistas com os gestores, pesquisas em registros internos da organização e website da empresa, além das percepções do pesquisador. É considerada relevante, também, uma pesquisa sobre o histórico, principais serviços da empresa e o mercado em que ela atua, pois essas informações corroboram para a análise dos dados pesquisados. Por conseguinte, são discutidas as considerações finais, registrando que os resultados da análise indicam que a execução de estratégias de relacionamento pode contribuir de forma positiva para alavancar o negócio, mesmo nos estágios iniciais.
Abstract: This study aimed to investigate the contribution of relationship marketing strategies to retain customers, verifying their application and effectiveness in a small company in the technology sector, which acts in the market business to business (B2B). Through bibliographic review of books, periodicals and theses, concept and objectives of relationship marketing are initially discussed, then, to realize how attraction, retention and customer loyalty occurs, and outline how strategies of this theory can be applied. In addition, the business to business market is discussed so that can be possible to understand their differences to the consumer market. Then, from the methodology study of case, the company Localmídia was analyzed by observing the theory studied. The information survey was performed through interviews with managers, research in internal registrations of the organization and the website of the company, beyond the perceptions of the researcher. A search on the history, the main services of the company and the market in which it operates is also considered relevant, because these information corroborate to the analysis of survey data. Thus, final considerations are discussed, registering that the results of the analysis indicate that the implementation of strategies of relationship can contribute positively to leverage the business, even in the initial stages.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29744
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