Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29743
Tipo: TCC
Título: Análise crítica da aplicação do balanced scorecard em uma indústria da cerâmica vermelha
Autor(es): Lima Júnior, Célio Gomes de
Orientador: Xavier, Fernando Menezes
Palavras-chave: Balanced Scorecard;Planejamento empresarial
Data do documento: 2013
Citação: LIMA JÚNIOR, Célio Gomes de. Análise crítica da aplicação do balanced scorecard em uma indústria da cerâmica vermelha. 2013. 67 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: A implantação de ferramentas de gestão, como o Balanced Scorecard (BSC), envolve mudanças no controle gerencial de uma empresa em diversos aspectos, pois enfatiza a comunicação de estratégias e a criação de uma nova metodologia para o controle de desempenho. O objetivo deste estudo é realizar uma análise crítica sobre a aplicação do Balanced Scorecard em uma indústria da cerâmica vermelha, a partir da construção e da implementação dessa ferramenta de gestão em uma empresa localizada no município de Russas, Ceará. O estudo de caso revelou a necessidade de rever a gestão estratégica da empresa, em seguida, criou mecanismos eficientes de alimentação dos indicadores pertencentes ao mapa estratégico, de modo a refletir sobre a situação da mesma, e por fim, garantiu que os gestores e funcionários estivessem alinhados com o modelo de gestão estratégica recém-implantado, a fim de que fosse possível obter as vantagens propiciadas por este modelo de gestão.
Abstract: The implementation of management tools such as the Balanced Scorecard (BSC), involves changes in managerial control in several aspects, since that emphasizes communication strategies and a new methodology for performance control. The aim of this study is to conduct a critical analysis on the implementation of the Balanced Scorecard in a red ceramic industry based on the development and implementation of this management tool in a pottery company in Russas-CE. The case study revealed the need to review the company's strategy, then create efficient feeding mechanisms of indicators pertaining to the strategic map to reflect the situation of the same, and finally, ensure that managers and employees are aligned with the model strategic Management newly deployed so that it becomes possible to obtain the advantages offered by it.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29743
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_cglimajúnior.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.