Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29736
Tipo: TCC
Título: Influência dos estilos de liderança sobre a motivação dos liderados: um estudo de caso numa empresa de call center
Autor(es): Oliveira, Amanda Lima de
Orientador: Moraes, Laudemiro Rabelo de Souza e
Palavras-chave: Motivação no trabalho;Liderança
Data do documento: 2013
Citação: OLIVEIRA, Amanda Lima de. Influência dos estilos de liderança sobre a motivação dos liderados: um estudo de caso numa empresa de call center. 2013. 52 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo mostrar a influência dos estilos de liderança sobre a motivação dos liderados. Serão apresentadas as muitas teorias que envolvem o tema de liderança e motivação, contando com renomados autores. Levando em consideração o fator humano e considerando que os indivíduos são motivados de diferentes maneiras, conforme suas necessidades e valores sociais. Entender essas necessidades e esses valores é o grande desafio apresentado aos gestores, principalmente nas empresas de Call Center, com isso foi feito um estudo de caso, em uma financeira na qual possui uma plataforma de crédito que se caracteriza por atividades de Call Center. Foi aplicado um questionário com base no estudo de Rensis Likert sobre os vários estilos de liderança presentes nas organizações, com o resultado identificou-se 3 tipos diferentes de liderança, o que mais se aproximou do estilo autocrático foi o que caracterizou-se com maior nível de desmotivação entre os funcionário.
Abstract: This paper aims to show the influence of leadership styles on the motivation of subordinates. Will present the many theories surrounding the topic of leadership and motivation, with renowned authors. Taking into account the human factor and considering that individuals are motivated in different ways, according to their needs and social values. Understanding these needs and values is the challenge presented to managers, especially in Call Center companies, this was done with a case study, in which in a financial credit has a platform that is characterized by activities of Call Center. We used a questionnaire based on Likert Rensis study about the various styles of leadership in organizations, with the result we identified three different types of leadership, which is closer to the autocratic style that was characterized with higher demotivation among staff.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29736
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_aloliveira.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.