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Tipo: Tese
Título: O problema da formação humana em Freud: considerações psicanalíticas acerca do lugar do ódio na cultura contemporânea
Autor(es): Paula, Francirene de Sousa
Orientador: Arrais Neto, Enéas de Araújo
Palavras-chave: Formação humana;Psicanálise;Cultura;Ódio;Violência;Human education;Psychoanalysis;Culture;Hatred;Violence
Data do documento: 2017
Citação: PAULA, Francirene de Sousa. O problema da formação humana em Freud: considerações psicanalíticas acerca do lugar do ódio na cultura contemporânea. 2017. 122f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: Esta pesquisa de doutorado tem por objetivo interrogar o lugar do ódio na cultura a partir de uma reflexão teórico-crítica da formação humana na sociedade capitalista contemporânea. Tem como ponto de partida a observação de que o problema do ódio que se expressa na violência constitui na atualidade um dos principais temas retratados na grande mídia, ocupando os mais diferentes espaços de nossas vidas, que passa pelo contexto familiar, atravessa o cotidiano da atividade laboral, chega às cenas públicas da política, e segue em direção a um caminho que parece infindável. Desse modo, pergunta-se: “Por que estamos falando tanto de ódio e violência? Do que estamos falando quando falamos de ódio e violência? A que estão remetidos?” Eis as questões que norteiam esta pesquisa. Para respondê-las, escolheu-se como aporte teórico os Estudos Culturais de Sigmund Freud, nos quais repousam uma Teoria do Aparelho Psíquico que se liga a uma concepção de cultura, cuja incidência do inconsciente é notável: Totem e Tabu, (1913), Psicologia das Massas e análise do Eu (1921), Futuro de uma Ilusão (1927), Mal-estar na Cultura (1930), Moisés e o monoteísmo (1939). Desse modo, busca-se, no primeiro capítulo, delimitar teoricamente o problema da formação humana no sentido de cultura, a Kultur, tendo como pano de fundo a reflexão do declínio da soberania da consciência do idealismo filosófico do século XIX, com base no pensamento de Marx e Freud e, em seguida, de Theodor Adorno e Walter Benjamim. No segundo capítulo, procura-se identificar a problemática do ódio na teoria freudiana, segundo as formulações do funcionamento do aparelho psíquico, apresentadas na primeira e na segunda tópicas. Por último, no terceiro capítulo, busca-se tecer considerações psicanalíticas sobre a problemática do ódio na atualidade, à luz da incidência do inconsciente freudiano na cultura, cujo fim consiste em contribuir para o debate das ciências da educação sobre o tema da formação humana.
Abstract: This doctor research aims to interrogate the place of hate in culture from a reflection and theoretical critique of human formation in the contemporary capitalist society. It has as starting point the observation of the problem of violence is at present one of the main topics of the most various areas of human communication (domestic, academic, political, journalistic, legal, etc.). In this way, we ask ourselves: “Why are we talking so much hate and violence? What we're talking about when we talk about hatred and violence? To which they are sent?” Here are our research questions. To answer them, we have chosen as theoretical studies, Cultural Studies of Sigmund Freud where rests a Theory of the Instrument Psychic linked to a conception of culture and in which the incidence of the unconscious is remarkable: Totem and Taboo (1913), Psychology of Masses and analysis of I (1921), the Future of an Illusion (1927), malaise in the Culture (1930), Moses and monotheism (1939). In this way, we seek in the first chapter delimit theoretically the problem of human formation in the sense of culture, Kultur, having as a backdrop, the reflection of the decline of the sovereignty of the consciousness of idealism philosophical of the XIX century, based on the thinking of Marx and Freud and then Theodor Adorno and Walter Benjamin. In the second chapter, we try to identify the problem of hate in freudian theory, according to the formulations of the operation of the apparatus the psyche, presented at the first and the second topical. Finally, in the third chapter, we seek to weave considerations psychoanalytic theories on the problem of hate in the present time, in the light of the incidence of the unconscious Freudian culture, whose purpose is to contribute to the discussion of the science of education on the topic.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29699
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