Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29697
Tipo: Dissertação
Título: Herança familiar e distribuição de renda na região metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985
Autor(es): Cardoso, Marcelo Moratti
Orientador: Benevides Filho, Carlos Mauro
Palavras-chave: Orçamento familiar;Orçamento pessoal;Districuição de renda
Data do documento: 1986
Citação: CARDOSO, Marcelo Moratti. "Herança" familiar e distribuição de renda na Região Metropolitana de Fortaleza: o período 1979-1985. 1986. 83f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza (Ce), 1986.
Resumo: Este trabalho, partindo de considerações empírico-teóricas sobre a pobreza que assola a Região Nordeste, procurou evidenciar a elevada concentração de renda pessoal no Estado do Ceará e, mais diretamente, na Região Metropolitana de Fortaleza,bem como a evolução do quadro da desigualdade no período compreendido entre os anos de 1979 e 1985. Para isso foram utilizados como indicadores o COEFICIENTE DE GINI, o lNDICE DE THEIL, a VARIÃNCIA DO ,LOGARITIMO e; de forma complementar, a RENDA MEDIA e a RENDA PERCENTUAL. Constatadas a acentuada desigualdade e a reconcentração da renda no período em estudo, procurou-se observar qual a influência do "BACKGROUND FAIMILIAR", ou seja, qual o impacto das condições sócio-econômicas da famíia na determinação da renda do indivíduo sem atribuir-lhe, no entanto, o papel de unica e exclusiva relação causal-explicativa. Utilizou-se, nesse caso, um conjunto de regressões associado ao modelo conhecido como "ANALISE DE TRAJETORIA" que constitui-se, fundamentalmente, num método de decomposição e interpretação linear que considera cada variável em sua forma estandartizada e que, definindo as hipóteses a priori, força a argumentação a ter, no mínimo consistência interna, evitando dessa forma que suposições mutuamente incompatíveis sejam consideradas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29697
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986_dis_mmcardoso (2).pdf44,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.