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Tipo: TCC
Título: Consciência e comportamento ambiental entre universitários: uma análise comparativa em um Instituto Tecnológico de Ensino
Autor(es): Teixeira, Línnik Israel Lima
Orientador: Silva Filho, José Carlos Lázaro da
Palavras-chave: Educação ambiental;Sustentabilidade;Estudantes universitários
Data do documento: 2013
Citação: TEIXEIRA, Línnik Israel Lima. Consciência e comportamento ambiental entre universitários: uma análise comparativa em um Instituto Tecnológico de Ensino. 2013. 73 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: O alerta global sobre os impactos da ação humana no meio ambiente vem chamando atenção de todos nas últimas décadas. A responsabilidade por cuidar do meio ambiente, inicialmente atribuída aos governos, foi incorporada à realidade das empresas e depois aos cidadãos. O compromisso individual do cidadão de cuidar da natureza é fruto de uma consciência ambiental desenvolvida e refletida por meio de um comportamento pró-ambiental. Para isso, a educação ambiental é apontada como uma poderosa ferramenta de conscientização ambiental coletiva, desde o ensino básico até o nível superior. Com base nisso, o presente estudo tem como objetivo investigar a consciência ambiental e o comportamento ambiental entre universitários de uma instituição tecnológica de ensino. Esta pesquisa consistiu em examinar a relação entre consciência e comportamento ambiental por meio das variáveis cursos, semestre, gênero e educação ambiental, obtidos por meio de questionário aplicado com os estudantes. Para atender a tais objetivos, buscou-se, através da análise exploratória, organizar o referencial teórico de modo a explicar a evolução do pensamento sustentável e da educação ambiental e suas implicações no ensino superior. Na sequência, esse referencial aborda a relação entre consciência e comportamento ambiental, inserindo-os no contexto da educação ambiental. O modelo de pesquisa de campo foi caráter descritivo, por meio de métodos quantitativos para comparações entre médias de desempenho. A análise dos dados obtidos após o tratamento estatístico pode ser dividida em dois resultados: a) da consciência ambiental, não foi observado diferenças significativas entre os cursos e também em relação aos semestre dos entrevistados; b) do comportamento ambiental, os dados comparativos indicaram que as maiores médias de comportamento pró-ambiental foram encontradas nos estudantes de Engenharia Ambiental e nos egressos. Em ambos os cenários, as mulheres e os universitários que estudaram educação ambiental antes de iniciar o ensino superior obtiveram médias mais altas que dos outros grupos. Os resultados do estudo apresentam conformidade com outras pesquisas e sugerem a pesquisadores da área um aprofundamento dos fatores que influenciam esses resultados.
Abstract: In the last few decades, the human action on environment has issued a global alert. The task of taking care of the environment, initially attributed to government authorities, was further assimilated by business companies and later on by common citizens. The individual commitment of a citizen involved in environment protection comes from an environmental awareness developed and reflected by a pro-environmental behavior. For this, environmental education is pointed out as a powerful tool to build collective environmental awareness, from basic to the highest education levels. Based on that, this study aimed the investigation of environmental awareness and behavior in students from a technological educational institute. This research consisted in examining the relation between environmental awareness and behavior using a questionnaire survey applied for both male and female students from several courses, semesters and environmental education levels. To achieve this purpose, we used an exploratory analysis in order to organize the theoretical framework to explain the evolution of sustainable thinking and its significance on higher education. Following that, this framework approached the relation between environmental awareness and behavior, inserting it on the context of environmental education. The research type was mainly descriptive, through quantitative methods for comparisons among average performances. Following statistical analysis of the data, two main results arose: a) concerning environmental awareness, no difference was observed among questionnaires from different courses and semesters surveyed and b) concerning environmental behavior, the highest averages for pro-environmental behavior were obtained by students from Environmental Engineering course and graduating students in general. In both scenarios, women and students with previous environmental educational of any kind obtained the highest averages in relation to the other groups. In conclusion, these results are in accordance with those from other studies and offer an opportunity for further investigations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29661
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