Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29633
Title in Portuguese: Comportamento do consumidor em relação ao transporte coletivo urbano por ônibus e topics em Fortaleza-CE
Author: Albuquerque, Davi Barbosa de
Advisor(s): Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Keywords: Comportamento do consumidor
Transportes coletivos - Fortaleza (CE)
Marketing de serviços
Issue Date: 2013
Citation: ALBUQUERQUE, Davi Barbosa de. Comportamento do consumidor em relação ao transporte coletivo urbano por ônibus e topics em Fortaleza-CE. 2013. 50 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo analisar, sob a perspectiva do comportamento do passageiro-consumidor, o serviço de transporte urbano de passageiros em Fortaleza, destacando a frota de ônibus e de transporte alternativo utilizados na cidade. A metodologia utilizada trata-se de um estudo exploratório, bibliográfico e um estudo de caso com abordagem quantitativa. Por fim, foi possível perceber a insatisfação dos passageiros para com o serviço de transporte coletivo urbano prestado, no contexto da relação de consumo no setor de serviços. A pesquisa ilustra que, embora insatisfeito no contexto geral, ele não manifesta o desejo de troca dos serviços. Essa é a percepção dos consumidores passageiros que utilizam o serviço de transporte urbano prestado em Fortaleza. Os objetivos da pesquisa foram atingidos, na medida em que, sob a perspectiva do comportamento do passageiro-consumidor, analisou-se o serviço de transporte urbano de passageiros em Fortaleza, destacando a frota de ônibus e de transporte alternativo utilizados. Nesse sentido, ficou evidenciado um melhor contentamento dos clientes em relação aos serviços prestados pela empresa, quando comparados aos prestados pelo transporte alternativo (topics). Dessa forma, constatou-se a percepção dos usuários dos serviços de ônibus da empresa com relação aos serviços prestados. Em paralelo, também avaliou-se o atendimento prestado ao consumidor, no caso do transporte alternativo
Abstract: The present work aims to analyze, from the perspective of the behavior of the passenger-consumers, service urban passenger transport in Fortaleza, highlighting the fleet of buses and used alternative transportation in the city. The methodology used is in an exploratory, literature study and a case study with quantitative approach. Finally, we could perceive the dissatisfaction of passengers with the service for urban public transport service in the context of consumer relationship in the service sector. The research illustrates that although dissatisfied overall context, it does not express a desire to return for services. This is the consumer perception passengers using the service of urban transport service in Fortaleza. The research objectives were achieved, in that, from the perspective of the passenger - consumer behavior, we analyzed the service of urban passenger transport in Fortaleza, highlighting the fleet of buses and alternative transport. In this sense, evidenced a better customer satisfaction in relation to services provided by the company, when compared to those provided by alternative transportation (topics). Thus, we found the users’ perception of bus services of the company with respect to services rendered. In parallel, we also evaluated the care provided to the consumer, in the case of alternative transportation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29633
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_dbalbuquerque.pdf344,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.