Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29625
Tipo: TCC
Título: A percepção do consumidor em relação às ações de promoção de vendas: um estudo de caso em supermercado
Autor(es): Machado, Diego Lemos
Orientador: Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;Supermercados;Vendas - Promoção;Comunicação de massa e propaganda
Data do documento: 2013
Citação: MACHADO, Diego Lemos. A percepção do consumidor em relação às ações de promoção de vendas: um estudo de caso em supermercado. 2013. 95 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da análise da percepção do consumidor em relação às ações de promoções de venda realizadas na empresa estudada, o Supermercado São Luiz, situado em Fortaleza, especificamente no ponto-de-venda do bairro Benfica. O objetivo deste trabalho é analisar as ações de promoção de vendas realizadas em supermercado. O processo de comunicação é um grande diferencial nas decisões de compra e tem como instrumento a promoção de vendas, que visa gerar estímulos à compra, agregando benefícios aos produtos e serviços adquiridos. Por isso, é preciso conhecer as promoções de venda aplicadas atualmente e quais estão presentes na mente do consumidor. A pesquisa se caracteriza como exploratória e qualitativa, na qual os dados foram obtidos através de entrevistas com os consumidores no ponto-de-venda e com o gerente de relacionamento com o cliente da empresa estudada, e de observação, onde foram levantadas todas promoções adotadas pelo supermercado e por seus produtos. A amostra estudada é formada por 58 entrevistados, selecionados por conveniência. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos mostram que as promoções de venda realizadas no supermercado são: a redução de preço, prêmios dentro, fora ou junto à embalagem, concursos, sorteios, cupons, promoção de continuidade e bônus de embalagem, e de todas, a redução de preço foi mais realizada na empresa e mais percebida pelos entrevistados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29625
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_dlmachado.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.