Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2962
Tipo: Dissertação
Título: Toyotismo e Educação: um exame da Influência do Modo de Produção e Gerenciamento de Mercadorias na Categoria de Reflexividade em Donald Schön.
Título em inglês: Toyotism and Education: an examination of the Influence in the Way of Production and Management of Merchandises in the Category of Reflectivity in Donald Schon
Autor(es): Cavalcante, Carlos Magno Gurgel
Orientador: Arrais Neto, Enéas de Araújo
Palavras-chave: Professores – Formação;Prática de Ensino;Reflexão(Filosofia);Schön,Donald A.,1930- – Crítica e interpretação;Aprendizagem experimental;Indústria automobilística – Padrões de produção;Indústria automobilística – Japão
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: CAVALCANTE, Carlos Magno Gurgel. Toyotismo e educação: um exame da influência do modo de produção e gerenciamento de mercadorias na categoria de reflexividade em Donald Schön. 2006. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2006.
Resumo: Esta dissertação analisa a possível influência do modelo de gerenciamento e produção de mercadorias, conhecido como toyotismo, no pensamento educacional do professor estadunidense do MIT – Donald Schön. No desenvolvimento do processo procura-se, tangencialmente, analisar a razão de como essa influência se concretiza. Diante da necessidade de encontrar um referencial teórico que permeasse a pesquisa, achou-se por bem utilizar outra categoria marxista que favorecesse a análise de como uma maneira bem específica de produzir bens poderia ser assimilada em nível filosófico. Para tanto adotou-se a noção do Bloco Histórico (situação histórica global) cunhada por Antônio Gramsci. Após uma breve análise da atual crise do capital, suas causas, conseqüências e respostas, passa-se, então, a analisar a estrutura do toyotismo: sua origem, suas peculiaridade e a análise da possibilidade de sua ocidentalização. Segue-se a isso uma análise dos argumentos de Donald Schön sobre a questão da reflexividade, tanto em relação ao profissional reflexivo quanto ao professor reflexivo. Isso se dá pelo entendimento de que ele funda uma única categoria e a aplica nas duas situações. Conclui-se com uma análise dos pontos principais levantados e discorridos no texto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2962
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_dis_cmgcavalcante.pdf380,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.