Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29583
Title in Portuguese: Desempenho econômico, social e ambiental corporativo: uma análise do Triple Bottom Line junto ao estudo de caso do Programa Luz Solidária Coelce
Author: Hartmann, Mara Franklin
Advisor(s): Silva Filho, José Carlos Lázaro da
Keywords: Responsabilidade social da empresa
Sustentabilidade
Serviços de eletricidade
Issue Date: 2013
Citation: HARTMANN, Mara Franklin. Desempenho econômico, social e ambiental corporativo: uma análise do Triple Bottom Line junto ao estudo de caso do Programa Luz Solidária Coelce. 2013. 83 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: O estudo tem como objetivo principal investigar se o Programa Luz Solidária da Companhia Energética do Ceará – Coelce alinha-se ao conceito de sustentabilidade sob as perspectivas econômica, social e ambiental propostas pelo Triple Bottom Line, por meio da análise da sua estrutura e resultados como um programa de responsabilidade social corporativa. O embasamento teórico do estudo consiste na apreciação da evolução do conceito de sustentabilidade e tendências históricas da responsabilidade social corporativa, discussão sobre a essencialidade do desenvolvimento sustentável e engajamento dos stakeholders (partes interessadas da organização) à geração de valor das corporações. Foram abordados modelos de desagregação de dimensões da sustentabilidade, com ênfase no Triple Bottom Line, de forma a concluir que a gestão empresarial seja centrada única e somente na maximização do lucro. Portanto, está fadada ao fracasso, caso aspectos sociais e ambientais não sejam considerados. Foram utilizados os métodos de coleta de dados por meio de fontes secundárias, e também a utilização da técnica de observação individual, participante, assistemática e realizada na vida real, além de entrevistas despadronizadas e não dirigidas por meio do contato direto com os gestores do programa. Conclui-se que o objetivo principal deste trabalho foi atingido, pois o mencionado programa proporcionou benefícios à empresa e seus stakeholders. Somando-se os resultados mais expressivos de dois ciclos do programa, 12.466 eletrodomésticos foram trocados, preocupação ambiental que gerou uma significativa eficiência energética de 6.986,07 MWh (megawatt hora) por ano, o equivalente ao consumo anual de 3.970 brasileiros. Os resultados econômicos beneficiaram os clientes que participaram das campanhas do Luz Solidária com cerca de R$ 5,5 milhões em descontos na compra dos eletrodomésticos, além da redução do valor da fatura de energia elétrica. Além desses, foram atingidos resultados sociais que totalizaram R$ 2,11 milhões em doações que viabilizaram 55 projetos sociais, beneficiaram diretamente 2.649 famílias de comunidades carentes com capacitação profissional e geração de renda, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico do Ceará.
Abstract: The main objective of this study consists to investigate if Luz Solidária from Ceará Energetic Company can conect to the sustainability concept based on economic, social and environmental perspectives proposed by Triple Bottom Line through the anaysis of its structure and results as a corporate social responsibility program. The theory addresses the sustainability concept evolution, the corporate social responsibility historical trends, the sustainable development significance and stakeholder engagement on generating value to the corporations. Furthermore, disaggregation models of the sustainability dimensions were discussed emphasizing Triple Bottom Line in order to conclude that a business management driven by profit maximization is doomed to failure if social and environmental aspects are not considered. Methods were used to collect data through documentary research containing secondary sources, and it was used the technique of individual observation, participant, unsystematic and performed in real life, as well as non standardized and unaddressed interviews through direct contact with the program managers. It is concluded that the main objective of this work was achieved by visible benefits to the company and its stakeholders. Summing up the most significant results of the two Luz Solidaria’s cycles, 12,466 home appliances were exchanged, which produced an environmental concern that has generated the significant energy efficiency of 6986.07 MWh (megawatt hours) per year, equivalent to the annual consumption of 3,970 Brazilians. The economic results have favored customers who had participated in Luz Solidária campaigns with approximately R$ 5.5 million in special discounts on the purchase of home appliances while reducing the amount of the electricity bill. Moreover, the social results have been achieved with R$ 2.11 million in donations that had fostered 55 social projects which had benefited 2,649 families of deprived communities with profesional training and income generation, contributing to the socioeconomic development of Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29583
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_mfhortmann.pdf1,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.