Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29561
Title in Portuguese: My Flashcards : aplicativo multiplataforma para auxílio nos estudos utilizando flashcards
Author: Azevedo, Lucas Wendell Barbosa
Advisor(s): Monteiro, Ingrid Teixeira
Keywords: Aprendizagem mnemônica
Interação homem-máquina
Issue Date: 2017
Citation: AZEVEDO, Lucas Wendell Barbosa. My Flashcards : Aplicativo multiplataforma para auxílio nos estudos utilizando flashcards. 2017. 42 f. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, CE, 2017.
Abstract in Portuguese: O My Flashcards é um aplicativo multiplataforma que destina-se a auxiliar no aprendizado e na memorização de conteúdos de maneira simples e fácil. O aplicativo utiliza flashcards que é, na prática, uma representação de uma carta cuja frente contém uma pergunta e o verso, um texto relacionado. O My Flashcards possibilita a utilização do conceito de repetição espaçada para a memorização dos conteúdos abordados nas cartas. Foi utilizada a Modeling Language for Interaction as Conversation (MoLIC) para auxiliar na modelagem da interação do sistema, com a intenção de melhorar a experiência do usuário. Um protótipo funcional para dispositivos móveis foi desenvolvido com base no diagrama de interação elaborado e foi avaliado utilizando o Método de Avaliação da Comunicabilidade (MAC) com o intuito de investigar a qualidade da comunicação do sistema. Cinco usuários participaram do processo de avaliação do sistema e no final foram listados os principais problemas de comunicabilidade encontrados. O resultado foi a definição de um novo perfil semiótico com base na interação dos usuários.
Abstract: My Flashcards is a multiplatform application intended to support the learning and the memorization of contents in a simple and easy way. The application uses flashcards that are, in practice, representations of a card whose front contains a question and the back contains a related content. My Flashcards enables the use of the spaced repetition concept for the contents memorization. MoLIC (Modeling Language for Interaction as Conversation) was used in order to support the interaction design and increase the user experience. A functional prototype was developed according to the interaction diagram and it was evaluated using the Communicability Evaluation Method (CEM) in order to investigate the communication quality. Five users have participated of the system evaluation process and at the end the main system communicability problems was listed. The result was the definition of a new semiotic profile based on the users interaction.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29561
Appears in Collections:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_lwbazevedo.pdf663,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.