Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29462
Tipo: Dissertação
Título : O mecado de algodão em pluma: subsídios à fixação de preços mínimos
Autor : Albuquerque, Cláudia Ponte de
Tutor: Amin, Mário M.
Palabras clave : Algodão;Preços mínimos
Fecha de publicación : 1980
Citación : ALBUQUERQUE, Cláudia Ponte de. O mercado de algodão em pluma: subsídios à fixação de preços mínimos. 1980. 84f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza (Ce), 1980.
Resumen en portugués brasileño: Consciente do papel que desempenha a política de Garantia de Pr~ ços ~únimos (PGPM) no desenvolvimento e transformação do setor agríc~ a. a Comissão de Financiamento "da Produção (CFP). Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Agricultura, responsável pela manipulação deste instrumento de política econômica. vem incentivando estudos que fundamentem as proposições de Preços Mínimos. Dentro do conjunto de produtos amparados pela PGPM consta o algodão em pluma, objeto deste estudo. Esta dissertação está dividida em se~s capítulos. O primeiro é destinado a definir o problema, sua importancia e objetivos gera~s e específicos desta dissertação. No Capítulo 2 é feita uma breve apresentação dos aspectos prod~ tivos e institucionais da cultura do algodão nas Regiões Nordeste e " Centro-Sul; da política Brasileira de Promoção ã Exportação de Produtos Têxteis; da evolução recente da indústria têxtil no Brasil, e outros aspectos do mercado interno e externo de fibra, fios e tecidos de a1g~ dão e de seus substitutos próximos necessários ao desenvolvimento dos capítulos subseqUentes. No Capítulo 3 é apresentado, em um modelo simplificado de equi líbrio parcial, a política Brasileira de Promoção ã Exportação de Manu faturados Têxteis e analisados seus efeitos, qualitativos, sobre o mer cado de fibras de algodão. O Capítulo 4 destina-se a apresentar o modelo econométrico das Íunçoes de oferta e procura do mercado interno e externo de algodão em pluma. Sendo o Capítulo 5 destinado ã apresentação e análise dos re sultados obtidos. Um breve sumário, as conclusões e as recomendações de política Econômica são feitos no Capítulo final. Os resultados do trabalho sugerem que a política de Subsídios às Exportações de Produtos Têxteis, ~rovocou, a partir de 1971, um des _ocaoento para a direita na demanda interna de pluma de modo que seu ;>reço interno se elevou. superando os preços internacionais e inviabi vii a exportaçao desta matéria prima na ausenC1a de subsídios. Os resultados comprovam que esta política foi a variável deter minante na expansão da produção e exportação de manufaturados têxteis. Entretanto, o crescimento das exportações brasileiras gerou a imposição de restrições por p~rte dos países importadores, de modo que os volu mes exportados de manufaturados deixaram de depender de mecanismos de mercado, e S1m de uma política discricionária de determinação de cotas por tais países. A imposição destas restrições sugerem reformulações na política de estímulo às exportações de têxteis.
Descripción : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29462
Aparece en las colecciones: CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1980_dis_cpalbuquerque.pdf44,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.