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Title in Portuguese: Análise do comportamento estratégico e estrutura organizacional nas empresas do setor atacadista e distribuidor de produtos industrializados no Estado do Ceará
Author: Oliveira, Marcelo Gonçalves de
Advisor(s): Santos, Sandra Maria dos
Keywords: Comportamento estratégico
Configuração estrutural
Ambiente
Issue Date: 2011
Citation: OLIVEIRA, Marcelo Gonçalves de. Análise do comportamento estratégico e estrutura organizacional nas empresas do setor atacadista e distribuidor de produtos industrializados no Estado do Ceará. 2011. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2011.
Abstract in Portuguese: O objetivo deste estudo é descrever o comportamento estratégico e a configuração estrutural predominantes nas empresas do setor atacadista e distribuidor de produtos industrializados no Estado do Ceará listadas no ranking 2010 da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados. No que diz respeito ao comportamento estratégico, a abordagem teórica que fundamenta o estudo foi o modelo de Miles e Snow (1978) que relaciona estratégia, estrutura e ambiente com objetivo de classificar as empresas com base no comportamento estratégico adotado em seu ciclo adaptativo, podendo estas empresas assumir comportamento reativo, prospector, analítico ou defensivo em cada dimensão. Para descrever a configuração estrutural foi utilizado o modelo proposto por Mintzberg e Quinn (2001) em que as empresas podem assumir estruturas do tipo profissional, mecanizada, empreendedora, divisional, inovadora, missionária e política. A pesquisa é de natureza descritiva e foi utilizada uma survey tendo como instrumento de coleta um questionário que foi enviando aos os gestores das 21 empresas do setor atacadista e distribuidor de produtos industrializados do Estado do Ceará, pertencentes ao ranking da ABAD (2011). Os resultados evidenciam que, em relação ao problema do empreendedor o comportamento predominante nas empresas foi reativo, o comportamento estratégico analítico para o problema de engenharia e problema administrativo. Para a configuração estrutural, verificou-se que o modelo de estrutura mecanizada foi mais predominante nas empresas, e a estratégia e estrutura foram mutuamente relacionadas com o desempenho e mudanças ocorridas nas empresas nos últimos cinco anos.
Abstract: This study aims at describing the strategic behavior and organizational configuration prevailing in the wholesale companies and manufactured products distributors in the State of Ceará appearing on the 2010 ranking by ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Brazilian Association of Wholesalers and Manufactured Products Distributors). Concerning strategic behavior, the theoretical background for this paper was Miles and Snow’s model (1978), which establishes a correlation among strategy, structure and environment in order to classify companies based on the strategic behavior adopted by them during their adaptive cycle. According to this model, companies may take reactive, prospective, analytical, or defensive behavior in each dimension. In order to describe organizational configuration, the model proposed by Mintzberg and Quinn (2001) was adopted, according to which companies can take professional, mechanized, entrepreneurial, divisionalized, innovative, missionary, and political structures. This descriptive study included the conduction of a survey, having as data-collection instrument a questionnaire sent to the managers of the 21 wholesale companies and manufactured products distributors from Ceará ranked by ABAD (2011). The results indicate that, concerning the entrepreneurial problem, the behavior of the surveyed companies was predominantly reactive, while the analytical strategic behavior was adopted in relation to the engineering and management problems. In terms of organizational configuration, it was found that the mechanized structure model prevailed in the companies analized, and that strategy and structure were mutually related to the companies’ performance and the changes they have been through over the past five years.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29457
metadata.dc.type: Dissertação
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