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dc.contributor.advisorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.contributor.authorMuniz, Marcus Alessandre-
dc.date.accessioned2018-02-06T14:13:47Z-
dc.date.available2018-02-06T14:13:47Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMUNIZ, Marcus Alessandre. Gestão do desempenho e o modelo de gestão de pessoas: uma investigação em faculdades privadas com curso de administração em Fortaleza-CE. 2011. 115 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29456-
dc.description.abstractBased on the principle that the research problem intrinsically involves difficulties between theory and practice, this dissertation sought to answer the following question: what is the relationship between people management and performance management of private colleges with courses in administration Fortaleza-CE? To obtain the response, the focus was not only identify the model of people management predominant, check the model performance management and human and organizational relationship between the processes. In this keynote, it was found that the model of people management prevalent in colleges in the sample model is the administrative specialist. Still, the perception of survey participants, the model of performance management was the predominant organizational management by objectives. Thus, the model human performance management, according to participants of the faculties of the sample, was the prevailing model of Lucena (1992). We sought to further the integration and the relationship between models of people management and organizational and human performance. The theoretical framework consists of the categories people management, organizational performance and human performance. The research was defined as the objectives and descriptive in nature and as to the procedures, such as literature, documentary and field. For data collection, were made available, via e-mail questionnaires to these goals. The nature of the data, the survey appears as quantitative and qualitative. The survey results show that the management programs of human performance, when used, are intended to improve the results of human resources in the organization, which provides also leveling with strategic planning, implementing criteria and indicators of performance management and can be considered well as improving the management process, interpersonal relationships and communication between the manager and his team.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectGestão do desempenhopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.titleGestão do desempenho e o modelo de gestão de pessoas: uma investigação em faculdades privadas com curso de administração em Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom base no princípio de que o problema de pesquisa envolve, intrinsecamente, dificuldades entre a teoria e a prática, esta dissertação buscou responder à seguinte questão: qual a relação existente entre a gestão de pessoas e a gestão de desempenho nas faculdades privadas com curso de Administração em Fortaleza-CE? Para obtenção da resposta, o foco foi, além de identificar o modelo de gestão de pessoas predominante, verificar o modelo de gestão de desempenho organizacional e humano e a relação entre os seus processos. O referencial teórico compõe-se das categorias gestão de pessoas, desempenho organizacional e desempenho humano. A pesquisa foi de natureza descritiva, bibliográfica, documental e de campo. Para a coleta de dados, foram disponibilizados, via e-mail, os questionários visando a estes objetivos. Quanto à natureza dos dados, a pesquisa configura-se como quantitativo-qualitativa. Nessa tônica, constatou-se que o modelo de gestão de pessoas predominante nas faculdades participantes da amostra é o modelo especialista administrativo. Ainda, na percepção dos participantes da pesquisa, o modelo de gestão do desempenho organizacional predominante foi a administração por objetivos. Destarte, o modelo gestão prevalecente de desempenho humano, segundo os participantes das faculdades da amostra, foi o modelo de Lucena (1992). Buscou-se ainda a integração e a relação entre os modelos gestão de pessoas e de desempenho organizacional e humano. Os resultados da pesquisa evidenciam que os programas de gestão de desempenho humano, quando utilizados, visam a melhorar os resultados dos recursos humanos na organização, o que propicia, também, nivelamento com planejamento estratégico, ações direcionadas a implementar indicadores e critérios da gestão de desempenho, assim como a melhoria do processo de gestão, as relações interpessoais, e a comunicação entre o gestor e sua equipe.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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