Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29444
Title in Portuguese: Análise do mercado de vendas de máquinas nacionais e asiáticas para construção civil no Brasil no período de 2011 e 2012
Author: Mascarenhas, Fabrício Braga
Advisor(s): DeSouza, Sérgio Aquino
Keywords: Econometria
Maquinas e equipamentos
Issue Date: 2014
Citation: MASCARENHAS, Fabrício Braga. Análise do mercado de vendas de máquinas nacionais e asiáticas para construção civil no Brasil no período de 2011 e 2012. 2014. 33f. - Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza (Ce), 2014.
Abstract in Portuguese: O mercado de máquinas e equipamentos para construção civil no Brasil vem numa crescente nos últimos anos devido as necessidades de infraestrutura que o país vem passando na últimadécada. Neste período os asiáticos entraram no mercado brasileiro e vem vendendo produtos para este segmento, principalmente produtos vindos da China e Coreia do Sul. Por outro lado os fabricantes nacionais estão cada vez mais se organizando, desenvolvendo novas fabricas e investindo muito em tecnologia, visando melhores equipamentos e redução de custos. Este trabalho visa analisar através de Dados em Painel para Efeitos Fixos e Efeitos Aleatórios o efeito das vendas das máquinas asiáticas sobre as vendas nacionais nos anos de 2011 e 2012, separadas por modelos de equipamentos e por estado (UF) em que foram vendidas, e para tanto levamos em conta outras variáveis como PIB, dummies trimestrais e dummy do ano de 2012. Após as análises aplica-se o teste de Hausman entre efeitos fixos e aleatórios para chegarmos a definição do que o teste de Hausman aponta. A análise é feita globalmente para todos os segmentos e depois especificamente para os modelos Pá Carregadeira e Escavadeira, que são modelos que o mercado asiático tem tido bastante foco.
Abstract: The market for machinery and equipment for civil construction in Brazil has been growing in the last years due to infrastructure needs that Brazil has undergone in recent years.In recent years the Asians entered the Brazilian market and has been selling products for this segment, products mainly from China and South Korea. On the other hand the domestic manufacturers is increasingly organizing, developing new factories and investing heavily in technology aiming at improving equipment and cost reduction. This work aims to analyze through Panel Data for Fixed and Random Effects of the effect on sales of Asian domestic sales in the years 2011 and 2012 machines, separated by models of equipment and by state (FU) in which they were sold, and both to take into account other variables such as GDP, quarterly dummies and dummy for the year 2012.After the analyzes apply the Hausman test between fixed and random to get the definition of the Hausman test indicates effects. The analysis is done globally for all segments and then specifically for models Loaders and Excavators, which are models that the Asian market has been very focused.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29444
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_dis_fbmascarenhas.pdf520,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.