Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2938
Title in Portuguese: Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno
Author: Rech, Hildemar Luiz
Keywords: Práxis
razão instrumental
Ideologia
Indústria cultural
Educação
Praxis
Instrumental reason
Ideology
Cultural industry
Education
Issue Date: 2010
Publisher: Cadernos de Educação
Citation: RECH, Hildemar Luiz. Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 80-91.
Abstract in Portuguese: O presente texto aborda os conceitos de práxis, indústria cultural e ideologia e a temática da educação em Adorno. No contexto da modernidade tardia, a teoria cedeu à razão instrumental e a práxis propriamente dita tornou-se compulsivamente reprodutora do ”status quo”. A educação resultou em semi-formação e as próprias formas de manifestação da ideologia comportaram mudanças. Assim, a teoria crítica torna-se a última forma de práxis, cônscia de suas deficiências e lacunas, cabendo-lhe abrir caminho, inclusive mediante a educação, a processos de emancipação. ABSTRACT
Abstract: This article outlines one analysis about the concepts of praxis, cultural industry, ideology and about the theme of education in Adorno. In the context of late modernity, the theory gave in to the instrumental reason, and the praxis became compulsively a reproduction process of “status quo”. The education turned out to be one semi-formation and the own forms of expression of ideology embraced changes. So, the critical theory becomes the latest form of praxis, aware of its deficiencies and lacks, so that it is up to this critical path to open the way, including through education, to one process of emancipation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2938
Appears in Collections:DFE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_art_HLRech.pdf131,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.