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Tipo: Dissertação
Título: Pixação: a poética do não-lugar
Autor(es): Chaves, Nataly Pinho
Orientador: Kunz, Martine Suzanne
Palavras-chave: Pixação;Escrita;Escritura;Image;Poétique
Data do documento: 2017
Citação: CHAVES, Nataly Pinho. Pixação: a poética do não-lugar. 2017. 159f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: Considerar a pixação como poética ou mesmo tratá-la apenas como algo a ser lido na sua própria ilegibilidade é o desafio aceito pelo presente trabalho. No compartilhamento estético dos espaços – literários e geográficos –, os limites entre as linguagens, mais especificamente entre a visual e a verbal, são aqui relacionados ao evento da pixação em paralelo com a produção literária que lhe é contemporânea. Para tal abordagem, fazem-se presentes as reflexões que Agambem, Blanchot, Careri, Derrida, Didi-Huberman, dentre outros, articulam sobre a linguagem, a política, a imagem, o espaço e a escrita, reforçando as necessárias rupturas que manifestações “antiarte” e de “não-escritores” projetam como possibilidade de renascimento da arte e do mundo e como suspensão dos limites entre as linguagens.
Résumé: Considérer le graffiti comme poétique ou même le traiter seulement comme quelque chose à lire dans sa propre illisibilité est le défi accepté par ce travail. Dans le partage esthétique des espaces – littéraires et géographiques, les frontières entre les langages, plus précisément entre le visuel et le verbal, sont ici liés à l'événement du graffiti en parallèle avec la production littéraire qui lui est contemporaine. Pour une telle approche, sont toujours présentes les réflexions qui Agambem, Blanchot, Careri, Derrida, Didi-Huberman, entre autres, articulent sur le langage, la politique, l'image, l'espace et l'écriture, en renforçant les ruptures nécessaires que les manifestations « anti-art » et des « non-écrivains » projettent comme possibilité de renaissance de l'art et du monde et comme suspension des frontières entre les langages.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29285
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