Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29258
Tipo: TCC
Título: As dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento dos alunos da EJA do primeiro segmento: estudo de caso - Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider
Autor(es): Alves, Darley Souza
Orientador: Barbosa, Maria José
Palavras-chave: Adolescente;EJA;Alfabetização e letramento
Data do documento: 2013
Citação: Alves, D. S.; Barbosa, M. J. (2013)
Resumo: O presente trabalho tem como propósito apresentar as características e especificidade que interferem no processo de aprendizagem de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos – EJA do primeiro segmento dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. Visto que muitos adolescentes chegam aos centros sem saber assinar o próprio nome ou que o fazem com grande dificuldade dentro desse contexto é suma relevância mostramos a realidade dos mesmos e acreditando no processo de ressocialização pela educação. Ressaltando que toda dificuldade de aprendizagem é superável, basta que se crie no educando a expectativa de sucesso, compreensão, se desenvolva sua alto-estima e, principalmente se aprenda com ele – é preciso descobrir de que maneira ele pode aprender e depois ajudá-lo para que construa seu conhecimento. O lócus da pesquisa de campo foi o Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider. Os sujeitos da pesquisa foram os próprios adolescentes e seus professores. O estudo teve início com uma pesquisa bibliográfica, para ampliar o conhecimento teórico e depois uma pesquisa de campo para relacionar teoria e prática. Os instrumentos de coleta foram à observação participante e aplicação de um questionário para colher informações sobre a prática e a vida dos educadores. Após a coleta foi realizada uma reflexão interpretativa dos dados, a partir do diálogo entre estes e o referencial teórico estudado, sendo organizado em um trabalho monográfico, composto de três capítulos. O primeiro apresenta o adolescente, o ato infracional, o aparato legal e as medidas socioeducativas. O segundo apresenta o cenário da EJA nas medidas socioeducativas e a alfabetização e letramento trazendo concepções e métodos. O terceiro O terceiro capítulo faz a caracterização da pesquisa e análise dos resultados encontrados. E por fim as considerações finais.
Descrição: ALVES, Darley Souza. As dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento dos alunos da EJA do primeiro segmento: estudo de caso - Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider. 2013. 64f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29258
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_dsalves.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.