Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29251
Tipo: TCC
Título: Um estudo de caso da leitura na alfabetização de internos na Cadeia Pública de Caucaia-CE
Autor(es): Teodósio, Ana Célia da Guia
Orientador: Martins, Estefânia Maria Almeida
Palavras-chave: Alfabetização;Educação;Ressocialização
Data do documento: 2012
Citação: Teodósio, A. C. G.;Martins, E. M. A. (2012)
Resumo: O presente trabalho tem por escopo tratar das contribuições e dificuldades do processo educativo no sistema prisional especificamente da Cadeia Pública de Caucaia – Ceará - Brasil. Num primeiro momento abordamos algumas peculiaridades das instituições penais e alguns relatos históricos na prisão, no sentido da construção de uma socialização secundária, ressignificando a vida dos sujeitos; em seguida, discutimos a presença e a funcionalidade do programa de Educação de Jovens e Adultos - EJA nesse espaço singular, apontando não só o caráter legal do atendimento em educação como prestação social por parte da instituição penal, mas também os fatores que motivam os internos a procurarem a estudar dentro do presídio. Para finalizar, ressaltamos a importância da pesquisa de compreender a instituição como um instrumento para potencializar as ações de reinserção do sujeito na sociedade.
Descrição: TEODÓSIO, Ana Célia da Guia. Um estudo de caso da leitura na alfabetização de internos na Cadeia Pública de Caucaia-CE. 2012. 42f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29251
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_acgteodosio.pdf542,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.