Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29234
Tipo: TCC
Título: A importância das atividades sócioculturais no processo de ressocialização das educandas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa em Aquiraz-CE
Autor(es): Silva, Aliny Costa
Orientador: Martins, Estefânia Maria Almeida
Palavras-chave: Socioculturais;Sociedade;Ressocialização
Data do documento: 2012
Citação: Silva, A. C.; Martins, E. M. A. (2012)
Resumo: O objetivo geral do trabalho foi pesquisar a relevância das atividades socioculturais no processo de ressocialização das educandas do Instituto Penal Feminino Desª Auri Moura Costa. A prisão, na forma como é instituída, nem sempre consegue dissuadir sua natureza punitiva em favor de uma natureza purificadora do indivíduo encarcerado, o que leva a sociedade a questionar seu papel como instituição recuperadora de indivíduos que cometeram delitos ou crimes contra a sociedade. Quando uma pessoa consegue conhecer ou reconhecer o ambiente onde vive ou viveu, ela torna-se ativa sobre ele, é, portanto um ser com capacidade transformadora. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo que deu origem a algumas categorias a partir das entrevistas com as detentas. Neste trabalho, vislumbra-se sentir que é possível fazer a diferença e que cada pensamento sobre nosso futuro, planos e projetos profissionais ou não, têm que ter um significado real pode transformar ou ressocializar um indivíduo privado de liberdade pelo delito cometido.
Descrição: SILVA, Aliny Costa. A importância das atividades sócioculturais no processo de ressocialização das educandas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa em Aquiraz-CE. 2012. 56f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29234
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_acsilva.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.