Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29231
Title in Portuguese: Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em Fortaleza
Author: Pinto, Elismária Catarina Barros
Advisor(s): Olinda, Ercília Maria Braga de
Keywords: Adolescente em conflito com a Lei
Escola
Direitos Humanos
Issue Date: 2012
Citation: Pinto, E. C. B.; Olinda, E. M. B. (2012)
Abstract in Portuguese: O presente estudo monográfico trata de uma investigação sobre os por quês do pequeno índice de (re)inserção escolar ou de sua inexistência entre os adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida socioeducativa de liberdade assistida, a partir de suas narrativas. Versa também sobre as possibilidades e entraves do trabalho desenvolvido pela equipe da Pastoral do Menor neste processo de (re)integração à escola. A pesquisa fora desenvolvida junto ao Programa de Liberdade Assistida Comunitária da Pastoral do Menor no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Participaram do estudo adolescentes em cumprimento de medida que não estão inseridos na escola e moram no referido bairro, como também profissionais que compõem a equipe de execução da medida socioeducativa. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida em etapas que compreenderam: a análise documental, a observação participante, o desenvolvimento de círculos de cultura, a realização de entrevistas semiestruturadas. Busca-se neste estudo revelar quais os principais entraves no percurso de (re)inserção escolar destes adolescentes e de que forma a Pastoral do Menor pode atuar para promover esta (re)inserção. Para isso analisou-se a atuação da Pastoral do Menor desde sua origem e sua abordagem com adolescentes em conflito com a lei até os dias de hoje. Percorreu-se o caminho histórico dos direitos humanos de crianças e adolescentes percebendo a negação da garantia de direitos ao longo do tempo até o momento atual em que os direitos humanos de crianças e adolescentes são previstos em lei específica que preconiza sua garantia. Verificou-se que muitas influências perpassam a condição de permanência fora da escola e que a própria instituição educativa vem resistindo em garantir o direito fundamental à educação.
Description: PINTO, Elismária Catarina Barros. Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em Fortaleza. 2012. 79f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29231
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEJAPSP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_ecbpinto.pdf1,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.