Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29211
Título: A educação de Jovens e Adultos (EJA) como instrumento de ressocialização: a ótica dos adolescentes privados de liberdade no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider
Autor(es): Medeiros, Marleide Lopes
Orientador(es): Almeida, Ronaldo de Sousa
Palavras-chave: Adolescente
Ressocialização
EJA
Ato infracional
Data do documento: 2012
Citação: Medeiros, M. L.; Almeida, R. S. (2012)
Resumo: Por entendermos que a educação se dá através de diferentes aspectos sociais e pedagógicos, e que a educação pode transformar as pessoas, pretendemos através deste estudo mostrar como a EJA pode se tornar um instrumento de ressocialização de jovens em conflito com a lei. O locus da pesquisa de campo foi o Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider - CECAL. Os sujeitos da pesquisa foram os jovens que estudam no Centro. O estudo teve início com uma pesquisa bibliográfica, para ampliar o conhecimento teórico e depois uma pesquisa de campo para relacionar teoria e prática. Os instrumentos de coleta foram a observação participante e uma entrevista a fim de obter informações sobre a visão dos educandos sobre a modalidade de ensino a eles ofertada EJA. Após a coleta foi realizada uma reflexão interpretativa dos dados, a partir do diálogo entre estes e o referencial teórico estudado, sendo organizado em um trabalho monográfico, composto de três capítulos. O primeiro apresenta o adolescente em conflito com a lei, conceitos, pressupostos. Expõe fundamentos teóricos do ponto de vista jurídico, psicológico e fisiológico acerca da adolescência. Discorre ainda, sobre o ato infracional praticado pelos adolescentes, considerando fatores sociais e individuais de interferência. O segundo traz uma reflexão sobre ressocialização e a eficiência da EJA. O terceiro capítulo faz a caracterização da pesquisa e análise dos resultados encontrados. E por fim as considerações finais.
Descrição: MEDEIROS, Marleide Lopes. A educação de Jovens e Adultos (EJA) como instrumento de ressocialização: a ótica dos adolescentes privados de liberdade no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider. 2012. 58f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29211
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_mlmedeiros.pdf805,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.