Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29194
Tipo: TCC
Título: A Educação de Jovens e Adultos no Centro Educacional São Miguel: dificuldades de aprendizagem dos alunos internos usuários de drogas
Autor(es): Lemos, Vânia Maria de Jesus
Orientador: Moreira, Rejane Mary
Palavras-chave: EJA;Usuários de drogas;Defasagem educacional
Data do documento: 2012
Citação: Lemos, V. M. J.; Moreira, R. M. (2012)
Resumo: O presente trabalho é o resultado de um estudo voltado para a identificação das dificuldades de aprendizagem entre os alunos da EJA III, usuários de droga que se encontram cumprindo medida sócio-educativa de internação no Centro Educacional São Miguel – CESM. O interesse nessa temática nasceu da vivência profissional da pesquisadora como coordenadora no CESM, durante sete anos. Para o alcance dos objetivos, optou-se pela pesquisa qualificativa, recursos metodológicos que mais se adequaram à realidade que se pretendeu analisar. Verificou-se, após análise de todos os dados obtidos que, dentro do contexto no qual se encontra o adolescente infrator, a droga é um fator preponderante para as dificuldades de aprendizagem, no entanto, não é o único. Somente a adoção de uma proposta pedagógica de atenção integral ao adolescente pode abrir a possibilidade.
Descrição: LEMOS, Vânia Maria de Jesus. A Educação de Jovens e Adultos no Centro Educacional São Miguel: dificuldades de aprendizagem dos alunos internos usuários de drogas. 2012. 59f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29194
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_vmjlemos.pdf269,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.