Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29181
Title in Portuguese: Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco
Author: Chaves, Flávio Muniz
Advisor(s): Olinda, Ercília Maria Braga de
Keywords: Leitura
Escrita
Alfabetização
Issue Date: 2012
Citation: Chaves, F. M.; Olinda, E. B. (2012)
Abstract in Portuguese: O presente trabalho tenta retratar uma realidade pouco discutida e divulgada, tanto dentro da academia como nos meios de comunicação: as práticas alfabetizadoras de leitura e escrita em um centro educativo que recebe adolescentes em conflito com a lei. A leitura e a escrita é tão importante quanto o ar que respiramos, quanto à água que bebemos e as escolhas que fazemos na política. Alfabetizar-se e letrar-se na atualidade pode parecer comum e banal; mas, quando falamos de adolescentes em conflito com a lei, se torna muito complexo. Temos muitos fatores sociais que contribuem para uma situação de analfabetismo entre esses adolescentes. As professoras alfabetizadoras estão todos os dias levando o conhecimento adquirido em sua formação, muitas vezes distante da realidade dos adolescentes, mais fazendo com que eles despertem para o prazer de ler e de escrever, querendo que os adolescentes reescrevam a sua história de vida. As práticas de leitura e escrita descritas nesse trabalho foram pesquisada no Centro Educacional Dom Bosco. Foram analisadas as práticas de leitura e escrita, a formação inicial e continuada das professoras, sua identidade como profissional, estrutura do local pesquisado, material didático alfabetizador e o trabalho da equipe multidisciplinar do Centro Educativo Dom Bosco. Não se pode ficar só no discurso, tem-se que modificar a prática cotidiana. Mais, precisamos de no mínimo, uma boa estrutura e professores com uma formação mais preparada para enfrentar a realidade aonde a educação precisa estar presente. Sendo que somente essa educação, através da aprendizagem, pode ocasionar uma mudança de comportamento. Sem educação de qualidade, valorização profissional e estrutura adequada não haverá ressocialização.
Description: CHAVES, Flávio Muniz. Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco. 2012. 65f. - TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29181
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEJAPSP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_fmchaves.pdf1,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.