Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29164
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conflitos de relacionamento entre franqueador e franqueados: um estudo em franquias do ramo alimentício sob a ótica do franqueado na região administrativa de Marília (SP)
Título em inglês: Conflicts of relationship between franchisor and franchisees: a study in franchises of the food branch from the point of view of the franchisee in the administrative region of Marília (SP)
Autor(es): Nogueira, Clariana Ribeiro
Lourenzani, Ana Elisa Bressan Smith
Dadario, Natalia
Palavras-chave: Franquias;Servicos de alimentação
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Carlos Adriano Santos Gomes
Citação: NOGUEIRA, Clariana Ribeiro; LOURENZANI, Ana Elisa Bressan Smith; DADARIO, Natalia. Conflitos de relacionamento entre franqueador e franqueados: um estudo em franquias do ramo alimentício sob a ótica do franqueado na região administrativa de Marília (SP). Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 15, n. 3, p. 8-33, set/dez. 2017.
Resumo: Desde que o franchising surgiu no Brasil, tem sido crescente o interesse de empreendedores por esse formato de negócio. Nas franquias, o franqueado é dono de seu próprio negócio e não empregado do franqueador, e a relação destes é regulada por um contrato com direitos e deveres preestabelecidos. Como existe uma relação de dependência bilateral entre o franqueador e o franqueado, deve-se considerar que o melhor desempenho do negócio depende do relacionamento deles, visando a uma gestão mais eficiente e coordenada. O tema ainda carece de estudos mais profundos e críticos, principalmente em regiões distantes de grandes centros. O estudo objetivou analisar o relacionamento franqueador-franqueado, mapear pontos críticos e apontar os fatores de conflitos, embasado na teoria da agência.
Abstract: Since franchising began in Brazil, entrepreneurs have taken a growing interest in this business format. In franchising, the franchisee owns his own business, instead of being an employee of the franchisor, and the relationship of both is governed by an agreement in which the rights and duties are predetermined. Since there is a relation of bilateral dependence between franchisor and franchisee, one must consider the best performance of the business as depending on the relationship established between them and as aiming at more efficient and coordinated management. The topic still lacks deeper, more critical studies, especially in regions too far from large centers. This study aims to analyze the franchisor—franchisee relationship, based on agency theory, as well as to map hotspots and indicate factors of conflict that lead to dissatisfaction of the parties.
Resumen: Desde que la franquicia se produjo en Brasil, ha habido un creciente interés de los empresarios en este formato de negocio. En la franquicia, el franquiciado es dueño de su propio negocio y no un empleado del franquiciador. Su relación está regulada por un acuerdo con los derechos y obligaciones preestablecidas. Dado que existe una relación de dependencia bilateral entre el franquiciador y el franquiciado, debe tenerse en cuenta que el mejor rendimiento del negocio depende de su relación interpersonal, con miras a una gestión más eficiente y coordinada. La cuestión todavía necesita estudios más profundos y críticos, sobre todo en regiones distantes de los grandes centros. El objetivo del estudio fue analizar la relación franquiciador-franquiciado, mapear puntos críticos y señalar los factores de conflicto, basada en la teoría de la agencia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29164
Aparece nas coleções:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_crnogueira.pdf546,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.