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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros Neto, José de Paula-
dc.contributor.authorSaraiva, Raisse Layane de Paula-
dc.date.accessioned2018-01-22T14:38:23Z-
dc.date.available2018-01-22T14:38:23Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSARAIVA, R. L. P. Proposta de modelo estatístico para análise de dados de avaliações pós-ocupação (APO). 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil)-Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29135-
dc.description.abstractMeeting customer requirements, wants and needs is, or should be, paramount to any business or industry that develops projects or products that will ultimately be used by end customers. Understanding one of the principles established by Koskela (1992), in his theory of transformation, flow and value (TFV). In the construction industry, this situation should not be different since the actual and effective satisfaction of the client comprises one of the primordial points for the success of an enterprise. In this way, understanding these needs and translating them into attributes, aims to seek total customer satisfaction. In order to ensure that these needs and requirements are met, several methodologies have been adopted and developed over time, even though these have limitations on quality assurance of real estate products. Throughout the years of its activities, the Research and Advisory Group on Construction Management (GERCON) has developed several surveys, aiming to measure their satisfaction with the projects, these being of different economic nature, such as projects of the program “Minha Casa, Minha Vida”or MCMV, and medium and high standard projects implemented by construction companies in Ceará. In this way, a more complex analysis was carried out, from the numerical point of view, in order to determine which attributes have the greatest responsibility in the generation of value and quality from the client's point of view. Analyzes of measures of central tendency and dispersion, determination of the reliability of the results through Cronbach's Alpha, factorial analysis and even multiple regression will be used. It can be seen that the main tool capable of meeting the objectives is the factorial analysis, not to use other tools and measures and also bring relevant information. In general, not only in MCMV surveys but also in Private Surveys, the most important aspect, which means to be able to impact the customer satisfaction in the most significant way, is the Housing Unit, that is, aspects the most important directly involve housing.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de estruturaspt_BR
dc.subjectSatisfação do cliente - Estátisticaspt_BR
dc.subjectConstrução civil - Gerenciamentopt_BR
dc.subjectEmpreendimentos imobiliáriospt_BR
dc.subjectSatisfaction researchespt_BR
dc.subjectReal estate productspt_BR
dc.titleProposta de modelo estatístico para análise de dados de avaliações pós-ocupação (APO)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtender requisitos de clientes é, ou deveria ser, primordial para qualquer empresa ou indústria que desenvolve projetos ou produtos que virão a ser utilizados futuramente por clientes finais. Compreendendo um dos princípios estabelecidos por Koskela (1992), em sua teoria transformação, fluxo e valor (TFV). Na indústria da construção civil esta situação não deveria ser diferente, já que a satisfação real e eficaz do cliente compreende um dos pontos primordiais para o sucesso de um empreendimento. Desta forma, compreender tais necessidades e traduzi-las em atributos, visa a buscar a total satisfação dos clientes. A fim de garantir que tais necessidades e requisitos sejam atendidos, várias metodologias vêm sendo adotadas e desenvolvidas ao longo do tempo, ainda assim, essas apresentam limitações quanto à garantia da qualidade dos produtos imobiliários. Ao longo dos anos de sua atuação, o Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil (GERCON) desenvolveu diversas pesquisas visando mensurar a sua satisfação quanto aos empreendimentos, sendo estes de naturezas econômicas distintas, tais como empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida e empreendimentos de médio e alto padrão implantados por construtoras cearenses. Desta forma, realizou-se uma análise mais completa, do ponto de vista numérico, visando determinar quais os atributos que possuem maior impacto na geração de valor e qualidade do ponto de vista do cliente. Foram empregadas análises das medidas de tendência central e dispersão, a determinação da confiabilidade dos resultados através do Alpha de Cronbach, análise fatorial e ainda regressão múltipla. Pôde-se constatar que a principal ferramenta capaz de atender aos objetivos é a análise fatorial, não devendo lançar mão das outras ferramentas e medidas e que também trazem informações relevantes. De modo geral, tanto nas pesquisas do MCMV, como nas pesquisas privadas, o aspecto mais importante, isto é, capaz de impactar de maneira mais significativa a satisfação dos clientes, é a Unidade Habitacional propriamente dita.pt_BR
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