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Tipo: Dissertação
Título: Dimensões da inovação social: o caso da Fundação Casa Grande – Memorial do Home Kariri
Título em inglês: Dimensions of social innovation: the case of the grande house Foundation - Memorial ok Kariri Man
Autor(es): Moreira, Tainah Pinheiro
Orientador: Santos, Sandra Maria dos
Palavras-chave: Mudança social;Integração social;Desenvolvimento social - Nova Olinda (CE);Fundação Casa Grande
Data do documento: 2017
Citação: MOREIRA, Tainah Pinheiro. Dimensões da inovação social: o caso da Fundação Casa Grande – Memorial do Home Kariri. 2017. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2017.
Resumo: As inovações sociais são entendidas como novas formas de se buscar alternativas viáveis para solucionar problemas sociais, a partir da adoção de novas práticas que levam a mudanças nas instituições e nos agentes, visando a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social de grupos excluídos (BIGNETTI, 2011; MOULAERT et al., 2005). Contudo, apesar da persistência e do agravamento das necessidades sociais na atualidade, o processo de inovação social permanece pouco estudado, constituindo uma área do conhecimento em construção, que carece de consistência epistemológica e metodológica (MOULAERT et al., 2013; MULGAN, 2006). Nesta perspectiva, os pesquisadores Tardif e Harrisson (2005) desenvolveram um modelo por meio do qual é possível estudar casos de inovação social, através da análise de cinco dimensões: Transformações, Caráter Inovador, Inovação, Atores e Processos. Dessa forma, o objetivo desse estudo é investigar como se configuram as dimensões da inovação social, à luz do modelo de Tardif e Harrisson (2005), na Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri (FCG). Para tanto, foi realizado um estudo de caso único, por meio de pesquisa documental e de campo, em uma organização conhecida por seu trabalho de desenvolvimento sociocultural com crianças e adolescentes, na cidade de Nova Olinda (Ceará). A partir da técnica de observação direta, da aplicação de entrevistas semiestruturas e da análise documental, a configuração das dimensões da inovação social foi analisada sob o ponto de vista de desenvolvedores e beneficiários da organização. Assim, as dimensões da inovação social configuram-se da seguinte forma na FCG: a carência de desenvolvimento sociocultural das crianças e adolescentes de Nova Olinda motivou o desencadeamento de uma ação social caracteriza pelo protagonismo infanto-juvenil e pela inclusão de uma parcela da população considerada excluída; a institucionalização das soluções adotadas levou à constituição de um modelo de governança participativo e de uma “nova economia” do conhecimento; a inovação social desenvolvida tem impacto local e é voltada ao bem comum; os atores envolvidos são múltiplos e decorrem de diferentes níveis e setores da sociedade; os principais processos utilizados são mobilização, participação, aprendizagem, parceria e empoderamento; e a maior parte das restrições identificadas ocorreu no início da atuação da iniciativa. Dessa forma, à medida que a iniciativa se institucionaliza as limitações diminuem, por outro lado, os processos adquirem maior profissionalização e formalização, o que poderia reduzir o caráter inovador, como sugerem Moulaert et al. (2005).
Abstract: Social innovations are understood as new ways of seeking viable alternatives to solve social problems, through the adoption of new practices that lead to changes in institutions and agents, aiming to improving the quality of life and the social inclusion of excluded groups (BIGNETTI, 2011; MOULAERT et al., 2005). However, despite the persistence and worsening of social needs nowadays, the process of social innovation remains little studied, constituting an area of knowledge under construction, which lacks epistemological and methodological consistency (MOULAERT et al., 2013; MULGAN, 2006). In this perspective, the researchers Tardif and Harrisson (2005) developed a model through which it is possible to study cases of social innovation, analyzing five dimensions: Transformations, Innovative Character, Innovation, Actors and Processes. In this way, the objective of this study is to investigate how the dimensions of social innovation, based on the model developed by Tardif and Harrisson (2005), are configured in Casa Grande – Memorial do Homem Kariri Foundation. For this purpose, it was conducted a case study, through documentary and field research, in an organization known for its work of socio-cultural development with children and adolescents, in the city of Nova Olinda (Ceará). Using the direct observation technique, the application of semi-structured interviews and the documentary analysis, the configuration of social innovation's dimensions was analyzed from the point of view of the organization's developers and beneficiaries. Thus, the dimensions of social innovation are configured as follows: the lack of socio-cultural development of the children and adolescents from Nova Olinda motivated the initiation of a social action characterized by the protagonism of children and adolescents and the inclusion of a portion of the population considered excluded; the institutionalization of the solutions adopted led to the constitution of a model of participatory governance and a "new economy" of knowledge; the social innovation developed has local impact and is directed towards the common good; the actors involved are multiple and come from different levels and sectors of society; the main processes used are mobilization, participation, learning, partnership and empowerment; and most of the restrictions identified occurred at the beginning of the initiative. In this way, as the initiative becomes institutionalized the limitations decrease, on the other hand, the processes acquire greater professionalization and formalization, which could reduce the innovative character, as Moulaert et al. (2005) suggest.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29130
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