Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2910
Title in Portuguese: A manifestação da relação de poder na interação verbal do estagiário em sua prática docente.
Author: Santos, Antônio Felipe Aragão dos
Advisor(s): Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Keywords: Análise crítica do discurso
Professores – Formação
Poder(Ciências sociais)
Prática de Ensino
Issue Date: 2011
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: SANTOS, Antônio Felipe Aragão dos. A manifestação da relação de poder na interação verbal do estagiário em sua prática docente. 2011. 167f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernaculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2011.
Abstract in Portuguese: Este estudo traz uma análise das relações de poder identificadas na interação verbal produzida durante a prática docente do estagiário (professor em formação). Esta pesquisa mostra, também, uma visão atual sobre a formação de professores em língua francesa no Ceará, por meio de dados obtidos junto às instituições e, também, com a utilização de um questionário aplicado aos alunos de Letras Português/Francês da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará. Como pressupostos teórico-metodológicos, foram adotados o Interacionismo Sociodiscursivo, que atribui ao agir e à linguagem um papel fundamental no desenvolvimento humano e as relações de poder tratadas por Foucault. Na metodologia, utilizamos a autoconfrontação proposta por Faïta com o objetivo de trazer à tona os pensamentos e atitudes que as estagiárias tiveram durante a prática do Estágio Supervisionado em Língua Francesa. Com os dados obtidos, verificamos que as estagiárias se sentiram autônomas durante a sua prática docente, porém limitadas ao material e cronogramas impostos pela instituição. Vimos que quanto maior a experiência do estagiário em lecionar uma língua estrangeira, menos explícita será a relação de poder entre ele e o seu professor formador e, assim, maior será a autonomia deste estagiário durante o curso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2910
Appears in Collections:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_dis_afasantos.pdf530,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.