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Tipo: Dissertação
Título: Luz do conhecimento na escuridão do olhar: acessibilidade aos estudantes de ensino superior com deficiência visual no Ensino à Distância
Autor(es): Serra Júnior, Lúcio Ricarte
Orientador: Andriola, Wagner Bandeira
Palavras-chave: Acessibilidade;Educação à Distância (EaD);Tecnologia da informação e comunicação (TICS);Deficiência visual;Accessibility;Visual impairment
Data do documento: 2014
Citação: SERRA JÚNIOR, Lúcio Ricarte. Luz do conhecimento na escuridão do olhar: acessibilidade aos estudantes de ensino superior com deficiência visual no Ensino à distância. 2014.128f.- Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2014.
Resumo: Educação e comunicação no sentido de inclusão faz parte atualmente de inúmeros debates e pesquisas, contudo a proposta de EaD e novas tecnologias da informação como possibilidades de acesso à essa educação à deficientes visuais alcança um panorama dicotômico entre leis e discussões e a realidade encontrada em instituições de ensino superior. O número de estudantes do ensino fundamental e médio em Fortaleza que apresentam baixa visão ou cegueira é discrepante quando esse número é apurado na educação superior comprovando inúmeras barreiras; barreiras estas que nos propomos a mapear e discutir. A metodologia aplicada desenvolve uma pesquisa analítica qualitativa onde os métodos se desenvolvem para levantamento de dados bibliográficos e documentais assim como através de questionários na nossa pesquisa de campo. Foi selecionada o uma amostragem de alunos e professores de IES de Fortaleza que possibilitam a articulação de nossos resultados de como a EaD pode promover acessibilidade na transposição dessas dificuldades e assim ser mais uma ferramenta de inclusão, uma luz para o conhecimento.
Abstract: Education and communication in the sense of inclusion currently a part of numerous discussions and research, however the proposed distance education and new information technologies as opportunities to access such education to visually impaired reaches a dichotomous overview and discussion of laws and the reality found in institutions higher education. The number of students in primary and secondary education in Fortaleza who have low vision or blindness is discrepant when this number is determined in higher education proving numerous barriers; these barriers we propose to map out and discuss. The methodology develops a qualitative analytical research where methods are developed for collecting bibliographic data and documents as well as through questionnaires in our field research. The sampling of students and teachers from HEI Fortaleza that enable the articulation of our results as DL can promote accessibility in transposing these difficulties and thus be more a tool of inclusion, a light for knowledge was selected.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29075
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