Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29016
Title in Portuguese: A produção acadêmica brasileira sobre os bebês: um estudo sobre a (in)visibilidade científica desses sujeitos
Author: Rodrigues, Ana Paula Cordeiro Marques
Advisor(s): Cruz, Sílvia Helena Vieira
Keywords: Bebês
Invisibilidade científica
Produção Acadêmica
Issue Date: 2016
Citation: Rodrigues, Ana Paula Cordeiro Marques. A produção acadêmica brasileira sobre os bebês: um estudo sobre a (in)visibilidade científica desses sujeitos. 2016. 43f. - TCC (graduação), Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2016.
Abstract in Portuguese: Este trabalho é fruto de um estudo sobre as produções acadêmicas brasileiras sobre bebês, que teve origem em estudos da invisibilidade histórica, cívica e científica das crianças pequenas (SARMENTO, 2007), da invisibilidade dos bebês nas produções acadêmicas (GOTLIEB, 2009) e da Desigualdade social sofrida pelas crianças brasileiras (ROSEMBERG, 2006). Seu objetivo foi analisar a produção acadêmica brasileira sobre bebês, em especial as teses defendidas na área da educação, a fim de compreender qual espaço os bebês têm ocupado nessa produção e identificar algumas de suas características. O estudo dividiu-se em duas etapas: a primeira consistiu em um levantamento das produções acadêmicas brasileiras sobre bebês, que teve como fonte de dados a Plataforma de currículos Lattes do CNPQ; já a segunda etapa consistiu na realização de um segundo levantamento de produções, no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), desta vez restringindo-se as teses brasileiras na área da educação que trataram sobre bebês, especialmente em contexto de berçário, e a partir do conjunto de teses encontradas nesse segundo levantamento foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Como resultados apontamos a predominância de produções nas áreas das Ciências Humanas e Ciências da Saúde que juntas somam 92,6% do total de produções; o aumento significativo de produções nestas duas áreas nas últimas décadas; A tendência das teses em investigar as temáticas relacionadas as Perspectivas Pedagógicas, as Perspectivas Sociológicas e as Perspectivas Históricas e Políticas; e a tendência do uso da creche como contexto real de investigação, no qual os bebês estabelecem diferentes relações. Consideramos que este estudo foi fundamental para compreender que espaço os bebês têm ocupado nas produções acadêmicas brasileiras, além de ter servir de base para a construção de novas pesquisas e para subsidiar as atuais discussões sobre a invisibilidade dos bebês.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29016
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_apcmrodrigues.pdf754,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.