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Tipo: TCC
Título: Análise de consumo de combustível e emissão de poluentes de veículos flex fuel em diferentes tipos de via na cidade de Fortaleza-Ceará
Título em inglês: Analysis of fuel consumption and emission of pollutants of flex fuel vehicles in different types of road in the city of Fortaleza-Ceará
Autor(es): Quintanilha, Wendy Fernandes Lavigne
Orientador: Bertoncini, Bruno Vieira
Palavras-chave: Emissões veiculares;PEMS;Flex fuel;Vias urbanas
Data do documento: 2017
Citação: QUINTANILHA, W.F.L.(2017)
Resumo: O crescente número de veículos, principalmente do tipo flex fuel que hoje representam 35% da frota nacional, associado ao planejamento urbano ineficiente, geram diversos impactos negativos na sociedade, em especial em relação à qualidade do ar devido à emissão de poluentes pela combustão. Essa emissão é associada à interação da dinâmica veicular com o meio, sendo influenciada por diversos outros fatores. Este trabalho propôs avaliar a influência da classificação viária nessa dinâmica, considerando áreas de diferentes características de adensamento urbano, padrão de uso do solo e, ainda, diferentes horários do dia. Foram realizadas coletas on-board, utilizando um sistema de medição de emissões portátil (PEMS) e gasolina como único combustível, obtendo ciclos de condução reais e resultados instantâneos de consumo de combustível e emissão de CO2 e NOx. O adensamento forneceu indícios do perfil de comportamento dos veículos nas vias ao longo do dia, porém não sendo sensível o suficiente para comparar regiões de diferentes graus de adensamento. Observou-se a influência de lotes de uso comercial ou misto e de interseções semaforizadas na ocorrência de picos de emissão de CO2 e consumo de combustível. Ainda, verificou-se que eventos de stop-and-go interferem na emissão de NOx, porém o período do dia apresenta-se como fator de maior impacto nas emissões desse poluente. Além disso, a temperatura ambiente mostrou-se relevante no processo de emissão de NOx. Vias arteriais revelaram sofrer pouca influência quanto ao horário do dia, porém, com intensificação em um dos sentidos (ida ou volta). Vias locais e coletoras apresentaram maior variação nos perfis de consumo e emissão ao longo do dia, entretanto com comportamentos variados a depender da região. Conclui-se, por fim, que uma análise agregada (agrupando vias de mesma classificação funcional ou regiões diferentes) pode não fornecer sensibilidade suficiente quanto ao comportamento das vias, pois desconsidera características da região e do entorno da via que podem afetar o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Abstract: The growing number of vehicles, mainly of the flex fuel type, which now accounts for 35% of the national fleet, associated with inefficient urban planning, generates several negative impacts on society, especially regarding air quality due to emission of air pollutants through combustion. This emission is associated with the interaction of the vehicle dynamics with the environment and it is influenced by several other factors. This research proposes evaluating the influence of road classification on this dynamic, considering areas of different characteristics of urban density, land use patterns and, also, different times of the day. On-board collections were performed, using a PEMS and gasoline as the only fuel, obtaining real driving cycles and instantaneous results of fuel consumption and emission of CO2 and NOx. Density provided indications of road behaviour throughout the day, but not being sensitive enough to compare regions of different degrees of density. The influence of commercial or mixed (both residential and commercial) use and signalised intersections was observed in the occurrence of peaks of CO2 emissions and fuel consumption. It was also observed that stop-and-go events interfere with NOx emissions, but the period of the day has a major impact on the emissions of this pollutant. In addition, the air temperature proved to be relevant in the NOx emission process. Time of the day showed little influence on arterial roads, but manifesting intensification on one of its ways. Local and collector roads showed greater variation in consumption and emission profiles throughout the day, however with different behaviours depending on the region. It is concluded that an aggregated analysis (grouping roads of the same classification or different regions) may not provide sufficient sensitivity as to the behaviour of the roads, since it disregards characteristics of the region and of the surroundings of the road that can affect fuel consumption and emission of pollutants.
Descrição: QUINTANILHA, Wendy Fernandes Lavigne. Análise de consumo de combustível e emissão de poluentes de veículos flex fuel em diferentes tipos de via na cidade de Fortaleza-Ceará. 2017. 103f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) − Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28959
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