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Tipo: Dissertação
Título: Para não perder o bonde: Fortaleza e o transporte da light nos anos 1913-1947
Título em inglês: Not to lose the bonde: fortress and transport of Light in the years 1913-1947.
Autor(es): Sampaio, Jorge Henrique Maia
Orientador: Rios, Kênia Sousa
Palavras-chave: Bonde;Espaço urbano;Modernidade;Tram;Urban space;Modernity;Bondes - Fortaleza(CE) - 1913-1947;Transportes - Aspectos sociais - Fortaleza(CE) - 1913-1947;Espaços públicos - Aspectos sociais - Fortaleza(CE) - 1913-1947;Fortaleza(CE) - Usos e costumes - 1913-1947
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: SAMPAIO, Jorge Henrique Maia. Para não perder o bonde: Fortaleza e o transporte da light nos anos 1913-1947. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-ce, 2010.
Resumo: Este trabalho consiste em analisar historicamente o bonde em Fortaleza no período entre 1913 e 1947, pondo em relevo as relações que os habitantes estabeleciam com a cidade em face da presença desses equipamentos modernos; observando o uso que as diferentes classes sociais faziam do espaço urbano, sobretudo a partir da chegada do bonde, iniciado no ano de 1913, pela companhia inglesa Ceará Tramway Light, e encampado pelo poder público local em 1947. Nesses anos, o bonde foi muito mais do que uma simples máquina, representava a existência do moderno na capital e se constituía em espaço de convivência entre as diferentes classes sociais. Durante esse período, houve um crescimento acentuado da população e, após os anos 1930, os equipamentos urbanos não acompanharam o novo ritmo da cidade. A pesquisa também apresenta como o sistema de transporte define os espaços urbanos, a configuração de bairros e as disputas por locais próximos ao centro. Com uma série de irregularidades, paralisações, dificuldades na circulação, o bonde alterou o cotidiano dos habitantes de Fortaleza na percepção da velocidade, do espaço, do tempo e, principalmente, no caminhar pela urbe.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2895
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