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Title in Portuguese: Análise fatorial confirmatória do construto homo zappiens
Author: Nascimento, Pablo Carvalho de Sousa
Advisor(s): Trompieri Filho, Nicolino
Keywords: Homo Zappiens
Tecnologia da informação
Nativos e imigrantes digitais
Equações estruturais
Information Technology
Native and digital immigrants
Structural equations
Issue Date: 2017
Citation: Nascimento, P. C. S.; Trompieri Filho, N. (2017)
Abstract in Portuguese: É fato inegável que se vive uma nova era com a introdução do computador no quotidiano das pessoas e das instituições. Num primeiro momento, sua influência se limitou a tarefas mais simples, como envio de mensagens. Pouco a pouco, à medida que novos programas foram surgindo, ampliou-se a presença das tecnologias da informação até alcançar a escola. Inicialmente, sob a forma lúdica que os jogos proporcionam, mas, ao longo do tempo, essa presença ampliou-se. Os programas ficaram mais complexos e capazes de responder a demandas educacionais antes restritas à presença de um professor. O volume de informações produzido foi um desses fatores. A integração das várias formas de comunicação foi outro componente importante. Novas habilidades surgiram nesse processo. Nesse passo, surgiu a metáfora do Homo Zappiens, ou seja, um novo conceito não testado empiricamente. Esta proposta de estudo tem como objetivo testar um novo conceito denominado Homo Zappiens. Para tanto, será utilizada a modelagem de equações estruturais que é o procedimento aceito pela comunidade acadêmica que trabalha com modelos quantitativos. As equações foram obtidas a partir da análise das respostas dadas ao instrumento. Sendo assim, num primeiro momento empregou-se a análise fatorial exploratória (AFE) para identificar as variáveis latentes que explicam a variável sob estudo. No segundo momento, utilizou-se a análise fatorial confirmatória (AFC) para confirmar os fatores detectados na análise exploratória. Após realizados todas os procedimentos e analisados os resultados aplicados ao modelo dos três fatores os indicadores apontaram para a existência do modelo hipotetizado. Observou-se também, de acordo com a literatura consultada, a existência de diferenças significativas na escala de avaliação entre os sexos, masculino e feminino.
Abstract: It is an undeniable fact that we are experiencing a new era with the introduction of the computer in the daily lives of people and institutions. At first, his influence was limited to simpler tasks such as sending messages. Little by little, as new programs emerged, the presence of information technology has expanded to reach school. Initially, in the ludic form that the games provide, but over time, this presence has increased. The programs became more complex and capable of responding to educational demands previously restricted to the presence of a teacher. The volume of information produced was one such factor. The integration of the various forms of communication was another important component. New skills emerged in this process. In this step, the Homo Zappiens metaphor emerged, that is, a new concept not tested empirically. This study proposal aims to test a new concept called Homo Zappiens. For that, the structural equations modelling will be used, which is the procedure accepted by the academic community that works with quantitative models. The analysis of the answers given to the instrument produced the equations. Therefore, the exploratory factorial analysis (AFE) performed first to identify the latent variables that explain the variable under study. In the second moment, was used the confirmatory factorial analysis (AFC) to confirm the factors detected in the exploratory analysis. After all procedures applied, the results applied in the tree factor model the indicators show the existence of the hypothesis model suggested. Furthermore, it is possible observe that there are differences between the men and women concerning the use of the technologies.
Description: NASCIMENTO, Pablo Carvalho de Sousa. Análise fatorial confirmatória do construto homo zappiens. 2017. 96f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28946
metadata.dc.type: Tese
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