Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2893
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação da Efetividade do Curso de Formação de Professores da Universidade Católica de Brasília Virtual |
Título em inglês: | Evaluation of the Effectiveness of the Course of Formation of Professors of the Universidade Católica de Brasília Virtual |
Autor(es): | Alves, Francisco Marciel Lima |
Orientador: | Moraes, Raquel de Almeida |
Palavras-chave: | Educação a Distância;Formação;Qualidade;Avaliação;Distance Learning;Formation;Quality;Evaluation;Educação Continuada;Formação Continuada do Professor;Avaliação da Educação;Avaliação da Qualidade da Educação;Programa Formação de Professores em Exercício;Ambiente Virtual de Aprendizagem;Realidade virtual na educação |
Data do documento: | 2007 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | ALVES, Francisco Maciel Lima. Avaliação da efetividade do Curso de Formação de Professores da Universidade Católica de Brasília Virtual. 2007. 75f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina-PR, 2007. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da pesquisa realizada para avaliar a qualidade pedagógica de um curso superior de formação de professores a distância. O curso escolhido foi o Programa de Formação de Professores da Universidade Católica de Brasília Virtual. A pesquisa partiu de um estudo de caso onde se realizou a busca de dados através da análise documental do curso: projeto, documentos e da aplicação de questionários a alunos matriculados. Essa tarefa foi motivada a partir da constatação de que o ensino presencial no Brasil dificilmente dará conta de suprir a carência de profissionais habilitados em nível superior, para atuar na educação básica. A pesquisa procedeu a um processo de análise do curso com o intuito de, com base na percepção dos alunos, constatar se há, num curso oferecido a distância, a qualidade necessária para a formação de professores para a educação básica. Ao final da pesquisa pôdese perceber que os alunos estão satisfeitos com a formação profissional proporcionada pelo curso. Esta satisfação, a nosso ver, se constitui na presença da categoria qualidade, no curso. Parece-nos precoce, entretanto, julgar que alcançamos a democratização do acesso à educação bem como a solução dos problemas pelos quais passa o sistema de ensino brasileiro, mesmo por meio da educação a distância, considerando que grande parte da população ainda não tem acesso ao computador e, conseqüentemente, à internet. Porém, esse fato não desmerece a EAD como uma importante alternativa para o desenvolvimento de modelos de cursos a distância para a formação, com qualidade, dos profissionais da educação, haja vista o sucesso de iniciativas e projetos nessa área no Brasil. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2893 |
Aparece nas coleções: | PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_Dis_FMLAlves.pdf | 656,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.