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Title in Portuguese: A argumentação no discurso científico de pesquisadores da linguística
Author: Rodrigues, Francisca Tarciclê Pontes
Advisor(s): Cavalcante, Mônica Magalhães
Keywords: Argumentação
Linguística
Contrato de comunicação
Discurso científico
Le contrat de communication
Linguistique
Issue Date: 2017
Citation: Rodrigues, F. T. P.; Cavalcante, M. M. (2017)
Abstract in Portuguese: Nesta pesquisa, partimos dos pressupostos da Teoria Semiolinguística (TS), do teórico francês Patrick Charaudeau (1998, 2007, 2008a, 2008b, 2012, 2013a, 2013b), com o objetivo principal de analisarmos como funciona a argumentação no discurso científico de pesquisadores da área de Linguística. Tratar da argumentação nessa perspectiva impõe considerar que o sujeito pesquisador deve organizar o seu discurso segundo o modo de organização argumentativo. O modo de organização argumentativo compreende uma tripla atividade – problematizar, posicionar-se e provar – tendo em vista a finalidade demonstrativa, que consiste em um querer estabelecer e provar uma verdade. Essa tripla atividade se desenvolve no discurso de acordo com o contrato de comunicação. Por essa razão, procedemos à análise do contrato de comunicação do discurso científico, concentrando-nos na descrição da situação global de comunicação (SGC), realizada a partir da consulta a documentos relacionados à prática científica sob investigação, e na situação específica de comunicação (SEC) da Linguística, concentrando-nos na análise do corpus constituído por textos materializados em 14 artigos científicos publicados na Revista da Associação Brasileira de Linguística, volume XIV, n. 2, de julho-dezembro de 2015 (Abralin, 2015). Com a análise, fundamentada também no pensamento de Foucault (2011) e nos estudos sobre a ciência (COUTINHO, 2014, KÖCHE, 2005; KUHN, 2013; SANTOS, 2008), observamos que a argumentação demonstrativa assume um papel singular no discurso estudado em função, sobretudo, do investimento do sujeito pesquisador na problematização desenvolvida. Trata-se, portanto, de um investimento orientado pelo projeto de influência do pesquisador sobre a agenda de estudos da comunidade científica a que pertence.
Description: RODRIGUES, Francisca Tarciclê Pontes. A argumentação no discurso científico de pesquisadores da linguística. 2017. 164f. – Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28740
metadata.dc.type: Tese
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