Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28679
Tipo: TCC
Título: Modelagem de nível d’água do Rio Parnaíba na região do canal de captação do perímetro irrigado de Tabuleiros Litorâneos – Piauí.
Título em inglês: Modeling of the level of the Parnaiba River in the region of the catchment channel of the irrigated perimeter of Tabuleiros Litorâneos - Piauí
Autor(es): Gomes, Felipe Amon Silva
Orientador: Silva, Francisco Osny Enéas da
Palavras-chave: Modelagem hidrodinâmica;Rio Paraníba;Inferência estatística;Postos fluviométricos;Hidrologia aplicada
Data do documento: 2017
Citação: GOMES, Felipe. Modelagem do nível do Rio Parnaíba na região do canal de captação do perímetro irrigado de Tabuleiros Litorâneos – Piauí. 2017.65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo utilizar duas ferramentas da engenharia moderna para analisar, em nível de graduação, as condições do entorno de um canal de aproximação para captação de água do Projeto de Irrigação de Tabuleiros Litorâneos no Piauí. Estas ferramentas são a inferência estatística e a modelagem computacional. O canal supracitado sofreu um assoreamento no seu entorno no Rio Parnaíba. A modelagem da seção transversal do canal necessita de dados geométricos e hidráulicos do Rio no entorno do trecho, estes dados estão disponíveis em Silva (2010), que é também professor orientador deste trabalho, com exceção das vazões de chegada do Rio Parnaíba para a região. Estas vazões foram obtidas através do uso de estatística e probabilidade e a análise consiste em inferir a vazão incremental para o trecho trabalhado através da área de bacia hidrográfica de dois postos fluviométricos à montante do canal de captação. Considera-se que essas vazões projetadas para o canal são linearmente crescentes (para análise de vazões médias) ou constantes (para análise de vazões de estiagem). Concluiu-se nesta análise que os níveis de água da região de captação estão abaixo dos mínimos esperados no projeto inicial, chegando a totalizar 41 centímetros de déficit para a simulação de estiagem, o que confirma a captação deficiente, e o assoreamento da região e que as vazões máximas apresentaram uma inconsistência em relação ao que era esperado para o posto fluviométrico de Teresina, devido à influência do Rio Poti e à elevada impermeabilidade da cidade de Teresina.
Résumé: Ce travail de fin d’études vise à utiliser deux outils d'ingénierie moderne pour analyser, au niveau du premier cycle, les conditions physiques environnantes d'un canal d'approche pour capturer l'eau pour le Projet d'irrigation de Tabuleiros Litorâneos au Piauí, um état du nord-est brésilien. Ces outils sont l'inférence statistique et la modélisation computationnelle. Le chenal mentionné ci-dessus a provoqué une sédimentation dans les environs de la rivière Parnaíba. La modélisation de la section transversale près du chenal demande certaines données d'entrée, ces données sont à disposition em Silva (2010), il est le professeur guide de ce travail de fin d’études, à l'exception des flux d’eau de l'arrivée de la rivière Parnaíba pour cette région. Ces écoulements ont été obtenus par l’utilisation de statistique et probabilité et l’analyse consiste à déduire le débit incrémental d’eau sur la section travaillée à travers la zone du bassin versant de deux stations fluviométriques en amont du canal de captage. Il est supposé que les débits prévus pour le canal augmentent linéairement ou qu’ils sont constant Il est conclu dans cette analyse que les niveaux d'eau de la zone de captage sont inférieurs au minimum prévu dans le projet initial, atteignant un total de 41 cm de déficit pour la simulation de la sécheresse, ce qui confirme le faible de captage d’eau et l'envasement de la région et les débits maximaux ont présenté une incohérence par rapport à ce qui était attend pour la station fluviométrique de Teresina em raison de l’influence de la Riviére Poti et aussi de la forte imperméabilité de la ville de Teresina.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28679
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_fasgomes.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.